domingo, 29 de novembro de 2020

GOVERNO BIDEN: PERSPECTIVAS

.
Não havia tantas dúvidas sobre o estilo político a ser adotado pelo governo eleito dos EUA, a despeito de entre os apoiadores de Joe Biden figurar, por exemplo, o senador Bernie Sanders, da chamada esquerda democrata. Mas o certo é que há, sim, a despeito de tudo, a expectativa de mudanças positivas em determinadas áreas (embora com suas especificidades). A propósito, sugerimos conferir a avaliação do ex-Chanceler Celso Amorim (clique Aqui) sobre como será o governo Biden.
O texto abaixo, do arguto Marcelo Zero, é absolutamente imperdível.
           
(Antony Biden, Sec. de Estado nomeado por Biden)

Biden Começa Mal

Por Marcelo Zero

A nomeação de Antony Blinken para o cargo de Secretário de Estado de Joe Biden, assim como as nomeações para o resto do gabinete, sinalizam que as previsões pessimistas sobre a próxima política externa estadunidense podem se confirmar. 

Blinken tem uma longa folha de serviços prestados às administrações democratas.  É um quadro orgânico do Deep State*. Embora favorável a alianças e negociações, Blinken é um fervoroso defensor da pax americana e da ideia de que só os EUA têm de exercer liderança mundial para expandir os valores da “democracia e dos direitos humanos”, resolver problemas mundiais, como mudanças climáticas, e defender seus interesses. Intentará restaurar a “liderança dos EUA no mundo”, comprometida pelo America First de Trump. 

Isso é perigoso. Blinken é conhecido por ser “intervencionista”, eufemismo para alguém que gosta de descer o chicote no lombo de países vistos como adversários.  Uma espécie de falcão com verniz “harvardiano” e diplomático, fluente em francês (passou a adolescência em Paris) e com bons contatos no aparelho de Estado e em grandes empresas.  

Esteve por trás da “revolução ucraniana” e das sanções contra a Rússia por causa da Crimeia. Defendeu bombardeios e ações militares mais pesadas contra a Síria, o que foi rejeitado por Obama. 

Para Blinken, o mundo passa por uma espécie de “recessão democrática”, entronizada por Trump, a qual permitiu que autocracias como Rússia e China explorassem as “dificuldades” dos EUA.  

Apesar de  considerar que romper com a China seja irrealista e que há espaço de cooperação em algumas áreas, como meio ambiente, Blinken pensa ser vital conter o “expansionismo chinês”. Vai investir na Parceria Transpacífica, abandonada por Trump, e exercer muita pressão política sobre Beijing, usando democracia e direitos humanos como escusas e justificativas. 

Em relação à Rússia de Putin, deveremos ter uma franca hostilidade, de consequências imprevisíveis. Blinken vê Putin como um cruel “ditador”, que precisa ser contido. No mínimo, deverá impor novas sanções. 

O mesmo deverá ocorrer em relação à Coreia do Norte, cujo líder é classificado por Blinken como “tirano”. 

No que tange ao Irã, Blinken quer recolocar os EUA no acordo sobre o desarmamento nuclear, abandonado por Trump. Mas intentará fazê-lo para aumentar o rigor e a extensão dos compromissos já assumidos por aquele país, o que poderá inviabilizar o acordo. 

Em relação ao Oriente Médio, Blinken vê com olhos críticos as grandes intervenções militares, feitas sem “estratégia definida”, mas defende o uso generoso de drones e o envio de “forças especiais” a conflitos. Segundo ele, isso pode fazer uma “grande diferença”. 

Na América Latina, não deveremos ter progressos. Para ele, Maduro é um “ditador”, que também precisa ser contido. Dada à admiração de Blinken pelas special forces, e seu uso em “conflitos”, não se pode descartar, no limite, uma intervenção militar naquele país, ainda que de pequeno vulto. De qualquer forma, a pressão econômica, política e diplomática continuará. Ademais, Biden, ouvindo Blinken, fala muito em “conter a corrupção” em outros países, de modo a criar um ambiente concorrencial que beneficie as empresas dos EUA. Isso parece indicar que o DOJ poderá redobrar seus esforços em promover lawfares contra regimes que não sejam do agrado dos EUA. Assim, a “guerra híbrida” poderá ser fortalecida.

O grande problema de Blinken, Kerry, Sullivan e dos outros indicados por Biden é que eles têm uma grande dificuldade em entender e aceitar as mudanças estruturais que estão acontecendo celeremente na ordem mundial. Eles não aceitam o fato de que os EUA não terão mais a hegemonia inconteste que desfrutavam desde a queda da União Soviética. 

Colocam toda a culpa dessa perda de hegemonia em Trump. Não é. O mundo está mudando de forma profunda e irreversível. Uma política externa realista e não-conflitiva deveria começar pelo reconhecimento desse fato.

Blinken diz que começou a aprender diplomacia em sua escola de ensino médio em Paris, pois se viu impelido a defender o “papel benigno” dos EUA no mundo, então dividido pela Guerra Fria. Seus colegas dizem que ele o fazia com “grande entusiasmo”. 

O novo Secretário de Estado, cujo padrasto é um sobrevivente do Holocausto, realmente acredita que a pax americana é benéfica para todos. Um império de boas intenções.

O problema é que esse império de boas intenções cria um inferno.  -  (Aqui).

................

=  'Deep State':  "'Estado Profundo':  .. um tipo de governança composta de redes de poder potencialmente secretas e não autorizadas que operam independentemente da liderança política de um estado em busca de sua própria agenda e objetivos. A gama de usos possíveis do termo é semelhante à do governo paralelo."  -  (Wiki).

.Dica de Leitura: "O DEEP STATE", de Pedro Vals Feu Rosa:  AQUI.


................

."O grande problema de Blinken, Kerry, Sullivan e dos outros indicados por Biden é que eles têm uma grande dificuldade em entender e aceitar as mudanças estruturais que estão acontecendo celeremente na ordem mundial. Eles não aceitam o fato de que os EUA não terão mais a hegemonia inconteste que desfrutavam desde a queda da União Soviética

Colocam toda a culpa dessa perda de hegemonia em Trump. Não é. O mundo está mudando de forma profunda e irreversível. Uma política externa realista e não-conflitiva deveria começar pelo reconhecimento desse fato."

Lapidar.

Nenhum comentário: