sexta-feira, 15 de março de 2019

SOBRE UMA IDEOLOGIA E O SEU DETALHAMENTO

                     O ATIRADOR: "SOU ETNONACIONALISTA E FASCISTA"
Ideologia de extrema-direita detalhada no "manifesto" do atirador de Christchurch
Por Lisa Martin (The Guardian / GGN)
Um homem que se identificou como suspeito nos ataques à mesquita de Christchurch publicou um “manifesto” descrevendo suas motivações em que defendia a ideologia de extrema-direita e anti-imigração.
O homem diz que se chama Brenton Tarrant, um jovem de 28 anos nascido na Austrália. O documento de 74 páginas, chamado The Great Replacement, consiste em um discurso sobre o genocídio branco e lista vários objetivos, incluindo a criação de “uma atmosfera de medo” contra os muçulmanos.
O documento, que sugere uma obsessão por levantes violentos contra o Islã, afirma que o suspeito teve “contato breve” com o assassino em massa norueguês Anders Breivik e que Breivik deu sua “bênção” ao ataque.
A polícia não confirmou que Tarrant é um dos homens sob custódia durante o tiroteio. Dizem que um homem foi acusado.
O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, confirmou que um australiano havia sido preso na Nova Zelândia e disse que ele havia sido informado sobre o documento, descrevendo-o como “uma obra de ódio”.
O “manifesto” não identifica o suspeito como um australiano. “As origens da minha língua são europeias, a minha cultura é europeia, as minhas convicções políticas são europeias, as minhas convicções filosóficas são europeias, a minha identidade é europeia e, mais importante, o meu sangue é europeu”, diz.
O documento apresenta seu autor como tendo crescido em uma família de classe baixa e classe trabalhadora. “Eu sou apenas um homem branco regular, de uma família regular, que decidiu tomar uma posição para garantir um futuro para o meu povo”, diz. “Meus pais são de origem escocesa, irlandesa e inglesa. Eu tive uma infância normal, sem grandes problemas.”
Em uma seção de perguntas e respostas do documento, o autor afirma que ele não estava buscando fama e era uma “pessoa privada e principalmente introvertida”.
Ele se descreve como um etnonacionalista e um fascista.
O autor diz que o ataque foi planejado por dois anos e que embora a Nova Zelândia não tenha sido a escolha original para o ataque, o local de Christchurch foi avaliado com três meses de antecedência.
“Eu só cheguei à Nova Zelândia para viver temporariamente enquanto planejava e treinava, mas logo descobri que a Nova Zelândia era um destino rico em um ambiente como em qualquer outro lugar no oeste”, diz.
O suspeito queria enviar uma mensagem de que “nenhum lugar do mundo é seguro”, de acordo com o documento, e a escolha da arma – armas de fogo – foi projetada para ganhar o máximo de publicidade.
“Eu escolhi armas de fogo para o efeito que teria sobre o discurso social, a cobertura extra da mídia que eles proporcionariam e o efeito que isso poderia ter na política dos Estados Unidos e, assim, na situação política do mundo”, diz.

Nenhum comentário: