sexta-feira, 8 de março de 2019

DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

(GGN)
Dia Internacional da Mulher! Dia Internacional de Luta!  
Do GGN: Em todos os cantos do país as mulheres se unem. São atos para marcar o dia e a longa luta das mulheres por todo o país e o mundo. É o Dia Internacional de Luta da Mulher.
Tal dia não foi marcado por um simples ato, foi fruto de diversas manifestações de mulheres trabalhadoras por anos e anos. Foi oficializado somente em 1975 pela ONU. Mas traz em sua esteira um grande arsenal de lutas.
Mulheres trabalhadoras em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa começaram uma campanha dentro do movimento socialista reivindicando seus direitos. As condições de trabalho eram terríveis e tais mulheres entenderam que a libertação só viria se a classe trabalhadora fosse libertada.
A data tem diversos contextos históricos. Uma delas, e a mais conhecida, é o incêndio em uma fábrica de Nova York, em 1911, quando 125 mulheres morreram. Mas este é um dos muitos registros.
Em 26 de fevereiro de 1909, 15 mil trabalhadoras foram às ruas de Nova York para reivindicar melhores condições de trabalho. As mulheres trabalhavam, em média, 16 h por dia 7 dias por semana.
Neste período, na Europa, o movimento das fábricas ganhava forças e a alemã Clara Zetkin, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, propôs a criação de uma agenda anual de manifestações pela equidade de direitos.
Em 1917, o pontapé inicial para a Revolução Russa, foi um grupo de operárias ter ido às ruas para se posicionar contra a fome e a primeira guerra mundial.
No Brasil, desde 1932, as mulheres só poderiam votar nas eleições nacionais. Mesmo assim, só as mulheres casadas com permissão de seus maridos, as viúvas e as solteiras com renda própria poderiam exercer o direito. Só em 1945 a obrigatoriedade (e leia-se aqui um direito também) foi estendida para as mulheres, fruto de uma grande luta através do movimento sufragista.
Ao longo da história, mulheres lutaram e lutaram pelo reconhecimento de seus direitos. E o 8 de março se tornou uma conquista, e um sinônimo para luta.
Confira a lista de atos - Clique AQUI.

Nenhum comentário: