quarta-feira, 22 de novembro de 2017

CASCATAS DA IMPRENSA: VEM AÍ O KING OF THE KINGS


A final do King of the Kings acontecerá em janeiro de 2018, e as prévias vêm ocorrendo regularmente; a terceira acaba de realizar-se. O King of the Kings elegerá as principais cascatas do ano perpetradas pela mídia. Com três finalistas até aqui classificadas, Globo e Folha seguem empatados, inclusive no que diz respeito ao Troféu Boimate (veja abaixo), que premiará "a redação mais cascateira do país", conforme define o blog 'Coleguinhas, Uni-vos' - aqui.

São as seguintes as cascatas selecionadas para a finalíssima:

1. O Globo dá foto sobre Malas do Geddel, mas com manchete sobre Lula e Dilma. (59 votos, 22%)

2. Estadão afirma que Temer não comprou Congresso para fugir das acusações de corrupção. (45/17%)

3. IstoÉ afirma que PT tem célula dentro da PGR e domina Lava-Jato. (38/14%)

4. Míriam Leitão acusa “forças do atraso” que ajudou a pôr no poder pela tentativa de liberação do trabalho escravo. (27/10%)

5. History Channel mente a historiadores para produzir programa que deturpa a História do Brasil. (26/10%).


(O blog acima referido dá conta de que "As cascatas que ficaram em sexto, sétimo e oitavo lugares voltarão para a última seletiva. São elas:
• Folha demite repórter com medo de seguidores de Danilo Gentilli.
• Veja já tem pronta matéria sobre condenação de Lula.
• Superinteressante fala da ameaça da Coreia do Norte aos EUA, mas esquece de falar das razões do ódio dos norte-coreanos.
• SporTv chama assassinato de torcedor de 'fatalidade'").
A disputa será acirradíssima, com certeza.
................

E quanto ao Troféu Boimate...



O "Boimate" vem de longe: Em abril de 1983, a revista Veja (edição nº 764) produziu artigo 'inspirado' em matéria publicada na revista semanal britânica New Scientist - mas que visava 'comemorar' o dia da mentira, que acontecera naquela semana - dando conta, conforme relata a Wikipedia, de suposto experimento de dois cientistas alemães, Barry McDonald e William Wimpey (referências às redes de lanchonetes McDonald's e Wimpy), da Universidade de Hamburgo. O tal  experimento, de acordo com o texto, consistia em uma descarga elétrica sobre cultura de tomate e células bovinas que ocasionava a fusão de seu material genético. O resultado, após a fecundação da nova célula, era uma fruta de casca semelhante ao couro e com discos de proteína animal e tomate intercalados em seu interior. Sem perceber que se tratava de uma brincadeira, a Veja repercutiu o suposto experimento, apelidado de "boimate", afirmando que "a experiência dos pesquisadores alemães, porém, permite sonhar com um tomate do qual já se colha algo parecido com um filé ao molho de tomate".  -  (Aqui).

Nenhum comentário: