sábado, 25 de junho de 2016

UMA DELAÇÃO MONUMENTAL


Delação de Odebrecht atingiria os Três Poderes e todos os partidos políticos

Do Jornal GGN: A revista Época publicou em seu site que a delação premiada do empresário Marcelo Odebrecht, preso há um ano pela Operação Lava Jato, não vai poupar ninguém. Isto significa que figuras dos Três Poderes, e não só da classe política, serão implicadas nas acusações que o executivo fará em troca de benefícios. 

O impacto da delação já preocupa, ainda de acordo com a revista, a "cúpula" da Operação Lava Jato. "(...) não por seu conteúdo e evidências apresentados até agora, mas por dúvidas maiores que surgem. Pela primeira vez, os investigadores se perguntam se as instituições serão capazes de absorver o gigantesco impacto que causará o que já foi entregue pela empreiteira e o que ainda está sendo negociado."

"Há preocupação crescente de que, quanto mais robusta e ampla se torna a delação, mais inviável ela pode vir a ser na hora da homologação pelo Supremo Tribunal Federal. A delação não poupa nenhum Poder da República ou partido político", apontou. (Aqui).

...............
O título da nota da revista Época é: Investigadores da Lava Jato temem impacto da delação da Odebrecht.
Considerando que o risco de revelações adicionais sobre o PT e demais partidos políticos certamente não mais lhes causaria preocupação, por motivos óbvios, parece lícito concluir que a delação envolveria pessoas/poderes, digamos, acima de qualquer suspeita. Daí, quem sabe, o fato de certo procurador da República haver sustentado que não, não, nunca houve tratativas com Odebrecht sobre delação... ou de estarem a criar 'obstáculos' para que o acordo seja firmado (a exemplo do que se vê aqui), o que, para alívio de muitos, impediria a divulgação das tais revelações bombásticas... 
(A título meramente ilustrativo, vale lembrar que o MP constitui Poder autônomo... sem contar que existe um quinto Poder, fortíssimo, por sinal. A nota é falha nesse sentido).
Estranho, muuuito estranho. (Ou, pensando bem, nada estranho...).

Nenhum comentário: