sábado, 13 de julho de 2013

OLD PASQUIM: DISCO DE BOLSO, 41 ANOS DEPOIS

Disco de bolso. O Pasquim. 1972.

João Bosco se banha nas águas do padrinho artístico em gravação no Rio

Por Mauro Ferreira

Em 1972, o carioca Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994) já era um compositor consagrado em escala mundial quando aceitou lançar seu samba Águas de março no primeiro volume da série Disco de Bolso, criada pelo jornal carioca O Pasquim para lançar novos compositores. O novato da primeira vez foi o mineiro João Bosco. Decorridos 41 anos, Bosco já é um cantor e compositor consagrado em escala nacional, mas não esqueceu a força de seu padrinho artístico, rendendo homenagens a Jobim no show derivado da 24ª edição do Prêmio da Música Brasileira. Bosco integra o time de intérpretes da turnê itinerante que percorreu oito cidades do Brasil (...).  No show, dirigido pelo empresário José Maurício Machline e gravado ao vivo na cidade natal do homenageado para gerar CD e DVD a serem lançados ainda neste segundo semestre de 2013, Bosco revolveu Águas de março entre músicas em forma de cantada como Dindi (Antonio Carlos Jobim e Aloysio de Oliveira, 1959) e Lígia (Antonio Carlos Jobim, 1972), tema em que o cantor mineiro usou a linguagem corporal para realçar o significado de versos escritos por Tom com a colaboração posterior de Chico Buarque. Coube a Bosco também dar voz a Chega de saudade (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1958), pedra fundamental na construção da revolução estética da Bossa Nova. Na sequência, o cantor reencenou com Zé Renato o jogo de cena exigido pelo samba Tereza da praia. A personagem-título da parceria de Tom Jobim (...) e Billy Blanco (...) é alvo de disputas desde que o samba foi lançado em 1954 em histórico dueto protagonizado pelos cantores Dick Farney (1921 -1987) e Lúcio Alves (1927-1993). Bosco se banhou nas águas de Jobim com o orgulho de ter sido lançado por Tom. (Fonte: aqui).

................

Em seguida, O Pasquim lançaria o disco de bolso acima, do próprio João. (Retificando: a informação correta é: a imagem acima é o lado 'b' do disco de bolso em destaque. Águas de março - lado 'a' - foi gravada pelo próprio Tom. As duas imagens, portanto, dizem respeito ao mesmo disco. Retificação feita após alerta do amigo João Antonio Buhrer, o mestre dos Arquivos Incríveis).

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro amigo
Pelo que me lembro a gravação da música de João Bosco vinha no outro lado do compacto, que tinha Águas de Março, do Tom .
abraço
joão antonio

Dodó Macedo disse...

Você está correto, amigo. Equivoquei-me. Já fiz a retificação.

Grato, e um abraço.