sábado, 20 de agosto de 2011

SELEÇÃO DE BUKOWSKI


Alguns dos maiores clássicos da prosa crua e sincera do escritor americano Charles Bukowski (1920-1994) integram a "Caixa Especial Bukowski: 5 Volumes", coleção de livros de bolso da L&PM.

A seleção inclui "Pulp", concluído pouco tempo antes da morte do velho Buk. O livro homenageia os "romances vagabundos de detetive" ao narrar a saga do investigador Nick Belane por um submundo de crimes e trapaças.

"Misto-quente", por sua vez, conta a sofrida e desesperançosa infância e juventude de Henry Chinaski, o alter ego do autor. "Crônica de um Amor Louco" e "Fabulário Geral do Delírio Cotidiano" reúnem textos curtos de Bukowski.

Enquanto alguns deles dão voz a estereótipos doentios da sociedade americana, outros contam histórias saídas da imaginação perversa e sem limites do escritor. "Factótum", seu segundo romance publicado, narra as perambulações do mesmo Henry Chinaski, em busca de emprego e do que fazer na América, paralisada pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Com seu olhar sem afetações, Bukowski mostra em suas obras o mundo como ele realmente é. Mais dos desajustados --a maioria reinante-- do que dos perfis "certinhos" e perfeitos vendidos nas propagandas de margarina.

Polemicamente classificado como parte da terceira geração do movimento beat, o autor é um dos escritores contemporâneos mais celebrados no mundo.

Fonte: Luiz Antonio Mello - DiretoDaRedação).

Nenhum comentário: