sábado, 20 de agosto de 2011

KRUGMAN E A ALTERNATIVA ALIEN


“Se nós descobríssemos que aliens vindos do espaço estariam planejando um ataque e nós precisássemos de uma infraestrutura para conter a ameaça (...), esta queda (crise) teria um fim em 18 meses.”


(Paul Krugman, prêmio Nobel de Economia, levando o seu espírito “keynesianista” ao extremo, durante o programa "Fareed Zakaria GPS", da CNN: uma “invasão alien” poderia ajudar a resolver a crise econômica em 18 meses, visto que o governo americano se veria compelido a realizar substanciais investimentos em infraestrutura (com ênfase em armamentos). “Pense sobre a 2ª Guerra Mundial, ok? Havia, na verdade, um gasto social negativo, e ainda assim nos tirou de lá (da depressão)”. Os gastos do governo americano cresceram 37% em 1941, 132% em 1942 e 110% em 1943. 
Para formular a alternativa, Krugman inspirou-se num episódio do famoso e antigo programa televisivo "The Outer Limits". No capítulo lembrado por Krugman, "The Arhechitects of Fear" (1963), o mundo havia entrado em um tipo de guerra fria na qual um holocausto parecia iminente. Na esperança de evitar um confronto apocalíptico entre os países, um grupo de cientistas planeja lançar uma falsa invasão alienígena da Terra, como um esforço de unir a humanidade contra o inimigo em comum.
“E, se então descobrirmos, ops, foi um erro, não há aliens, sairíamos dessa melhor”, arrematou Krugman).
(Texto adaptado. Fonte: Revista Exame).

................
Lá pelos anos oitenta, Ronald Reagan, então presidente dos EUA, aventou a hipótese da invasão extraterrestre como forma de se alcançar a paz mundial - mas certamente não passou por sua neoliberal cabeça a elevação dos investimentos públicos. Reagan, ator veterano, certamente assistira ao episódio apresentado em 1963 no "The Outer Limits", quando Krugman tinha dez anos de idade.
Voltando ao recente programa da CNN: Krugman conclui dizendo que "sairíamos dessa melhor" se restasse evidenciado que a invasão alien não ocorreria, pois tudo não passara de um equívoco. Ao que ficamos a matutar: e se a invasão se concretizasse?!! 

Nenhum comentário: