terça-feira, 26 de julho de 2011

O PROBLEMA DAS IMAGENS 3D


Estudo aponta que imagens em 3D ferem os olhos e o cérebro

Segundo a pesquisa, o desconforto, a fadiga e as dores de cabeça são causadas pelo ajuste constante que os olhos devem fazer para enxergar

Uma equipe da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, examinou 24 adultos e concluiu que a visualização de conteúdo em uma tela 3D fere os olhos e o cérebro (...). De acordo com o estudo, os olhos devem constantemente se ajustar à distância da tela e do conteúdo e isso pode causar desconforto, fadiga e dores de cabeça.

A pesquisa ainda descobriu que quando o conteúdo 3D é visto a curta distância, como em desktops ou smartphones, por exemplo, o desconforto é ainda maior do que quando as imagens são colocadas em uma tela. Em uma sala de cinema é o oposto: o conteúdo colocado atrás da tela causa mais desconforto do que os expostos na frente.

(...) Acredita-se que, com a explosão dos aparelhos compatíveis com conteúdos 3D, os fabricantes deverão criar equipamentos menos prejudiciais no futuro. Até lá, é preciso tomar cuidado e não se expor muito a conteúdos que exibam a novidade para não acabar com sérios problemas visuais.

Fonte: Marcos RTI. Olhar Digital.

Nenhum comentário: