segunda-feira, 25 de julho de 2011

O JUÍZO DO CELERADO


Em manifesto, atirador norueguês diz que Brasil é um país "disfuncional"

O manifesto de 1.500 páginas publicado na internet pelo atirador norueguês, Anders Behring Breivik, traz pelo menos 12 referências ao Brasil. Breivik, acusado de ser o autor de dois massacres que deixaram 76 pessoas mortas no país, foi formalmente acusado por terrorismo.

O texto, escrito em inglês e intitulado "A European Declaration of Independence - 2083" (Uma declaração de Independência Europeia - 2083), cita o Brasil ao falar dos motivos que levam os conservadores a se oporem à miscigenação e adoção por não europeus.

"A razão da nossa preocupação e oposição deve-se ao fato de que a imigração massiva, a mistura racial e a adoção por não europeus são uma ameaça à unidade da nossa tribo (...). Primeiramente, um país que tem culturas competitivas vai se dilacerar ou vai acabar como um país disfuncional, como o Brasil e outros países", escreve Breivik.

De acordo com o norueguês, essa diferença social é responsável pela corrupção e pelos altos índices de criminalidade em países como o Brasil, e ele afirma que para oferecer o melhor aos cidadãos, um país depende de cinco fatores: eliminar a presença do islamismo, ter etnia homogênea, oferecer boa educação para toda a população, políticas conservadoras e nacionalistas e livre mercado.

Em outros trechos, ele diz que entre as "soluções para prevenir o genocídio das tribos nórdicas", os "conservadores devem tomar o poder político e militar através de uma combinação de luta armada e democracia".

As outras referências feitas ao Brasil aparecem no tópico em que o norueguês fala sobre a fabricação de explosivos, alertando para o cuidado na hora de manusear materiais radioativos. Nesse tópico ele cita o acidente ocorrido em Goiânia, na década de 80, mais conhecido como acidente com o Césio-137.

O Brasil também aparece no trecho em que o atirador fala do uso de golpes para a tomada de poder em alguns países. Ele diz que "em 1889 o Brasil se tornou uma república após um golpe de Estado".

O texto, publicado na internet, inclui ainda um manual sobre como montar bombas e um discurso contra o Islã e o marxismo, várias referências históricas, detalhes da personalidade de Breivik, seu modus operandi para fabricar bombas e seu treinamento de tiro, além de um minucioso diário dos três meses que precederam o ataque. (Fonte: UOL Notícias).

................
O meticuloso nazista, para mostrar sapiência quanto ao Brasil, aludiu ao golpe de 1889, desprezando o mais recente, e citou o desastre do Césio-137. (Teria o celerado contado com apoio logístico-cultural de nazistas de plagas tropicais?) Quanto a aliar o 'destrambelhamento' do País à miscigenação, nenhuma novidade: é prática usual de nazistas globais e tupiniquins, hoje e em tempos idos. Lugar-comum, também, a louvação do livre mercado. Putin e assessores, ante as referências do terrorista à Rússia no relatório, classificam-no como "encarnação do diabo". A mídia, por seu turno, continua a brindar o terrorista com as seguintes referências: "o atirador", "o acusado", "ele", "o norueguês"...

Nenhum comentário: