quinta-feira, 28 de julho de 2011

O OURO DA INFORMÁTICA


Brasil conquista primeiro ouro da história na Olimpíada Internacional de Informática

Nesta terça-feira (26) o estudante brasileiro Felipe Abella Cavalcante Mendonça de Souza (foto), da Universidade Federal de Campina Grande, conquistou a primeira medalha de ouro do país na Olimpíada Internacional de Informática (IOI). A entrega da medalha será feita no próximo dia 28 durante a festa de encerramento da 23º edição da IOI, que acontece este ano na Tailândia.

Nos dois dias de provas, os participantes tiveram que resolver, sozinhos, quatro problemas computacionais (relacionados essencialmente a algorítmos) em até cinco horas. Para isso, cada estudante precisava criar aplicativos em C, C++ ou Pascal sem a ajuda de ninguém, e no final cada programa era testado e avaliado pelas respostas corretas que davam.

Felipe Abella conquistou 598 pontos de 600 pontos máximos das Olimpíadas, ficando em 3º lugar no ranking geral, o que garantiu ao estudante a medalha de ouro. Acima dele há apenas outros dois estudantes, da Bielorrúsia e da China.

Além do ouro, os outros três integrantes da delegação brasileira também trarão outras três medalhas de bronze para o país. São eles: Caíque Lira (Colégio Farias Brito/Fortaleza), com 327 pontos; Renato Pinto Junior (Colégio Objetivo/São Paulo), com 365 pontos; e Marcos Kawakami (Colégio Etapa/São Paulo), com 360 pontos - todos selecionados pelos seus desempenhos na última Olimpíada Brasileira de Informática.

Com o somatório de pontos, os brasileiros conquistaram uma colocação à frente de países como Inglaterra, França, Canadá, Alemanha, Espanha e Argentina. Saiba mais sobre o evento no site oficial do IOI 2011, em http://www.ioi2011.or.th.

................
Campina Grande é notoriamente conhecida pela expertise em informática. Felipe, com a medalha de ouro, oferece mais uma demonstração da excelência da Rainha da Borborema. Parabéns.

A propósito, reproduzo parte de comentário de autoria de Klebber Formiga, no blog de Luis Nassif:

"(...) O curso de computação dela é um dos mais antigos do Brasil (1976). Nesse Campus foi instalado o primeiro computador do norte-nordeste e um dos primeiros do Brasil, em 1968. Desde então, Campina Grande sempre foi um polo de desenvolvimento em informática com diversas empresas de desenvolvimento de software, professores de prestígio (mesmo), lembro de uma reportagem da GNews sobre brasileiros no Google; o único entrevistado em cargo de chefe de desenvolvimento era o Walfredo Cirne (professor da UFCG) que na época era responsável pelo desenvolvimento do Google Maps para Celulares."

Nenhum comentário: