sexta-feira, 15 de julho de 2011

CCBB ENTRE OS MUSEUS MAIS VISITADOS DO MUNDO


Cinco museus brasileiros estão entre os mais visitados do mundo

Por Marco Antonio L, do G1

Um prédio de linhas neoclássicas no centro do Rio está situado ao lado da Igreja da Candelária. Este é o endereço de um recordista brasileiro. Dentro do local, encontra-se arte, arte e mais arte. Nos país do samba, da praia e do futebol, temos um museu na lista dos mais visitados do planeta. O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio, ficou em 14° lugar, no ranking internacional, com o público de mais de dois milhões de visitantes em 2010.

Na lista, temos outros museus importantes: o mesmo CCBB, em Brasília e em São Paulo, o MASP e a Pinacoteca, também na capital paulista. Quem ocupou o primeiro lugar, sem surpresa, foi o Louvre, em Paris. Mas o que tem feito "ferver" os museus brasileiros? “Na realidade, é um trabalho educativo que vem dos primórdios do CCBB. É quebrar esse estigma de que a arte só pode ser consumida ou só pode ser vista por aqueles que já detêm o conhecimento prévio sobre ela”, explica o gerente de programação do CCBB-RJ Danon Lacerda.


Alguns números são impressionantes. Uma exposição do artista plástico holandês Escher teve, em menos de dois meses, quase o mesmo público que todo o campeonato carioca nos estádios no Rio.

A melhor propaganda para os museus, que geralmente têm pouco dinheiro para investir em publicidade, é a boca a boca. De uns tempos pra cá, ela tomou outra dimensão por causa da tecnologia. A internet com as redes sociais, tem ajudado, e muito, os museus brasileiros a garantir outro público. Quem vem e gosta, espalha na rede.

Mas dois outros fatores também são importantes: as obras interativas estimulam a criatividade e a sensibilidade para portadores de necessidades especiais. Eles enxergam de um jeito especial e têm a ajuda de um cão guia nos corredores. “É outra imagem que a gente acaba tendo. É outra visão, porque a gente não precisa enxergar para ter o sentido da visão de deduzir e imaginar”, explica a estudante Vanessa da Silva.

...............
O CCBB oferece obras que vão do clássico ao experimental, do erudito ao popular, dos grandes mestres aos talentos iniciantes. Instalado no número 66 da Rua Primeiro de Março, é uma das jóias arquitetônicas do Rio de Janeiro. Seus espaços, organizados e adornados com elementos neoclássicos, abrigam três teatros, sala de cinema, sala de vídeo, cinco salas de exposições, biblioteca com 140 mil títulos, museu e arquivo histórico, videoteca e salão para conferências e palestras. O freqüentador dispõe ainda de restaurante, casa de chá, bombonière e loja de produtos culturais.

2 comentários:

Laura Macedo disse...

Estivemos lá, juntinhos. Disso eu lembro ao contrário do ano.

Ao ver as imagens da matéria não pude deixar de lembrar que estive, em maio de 2010, no CCBB com os queridos amigos Oscar, Helô e Cafu.
Dessa vez faltou você :((
Beijos.

Dodó Macedo disse...

Estivemos lá em 1994, querida, e curtimos momentos reconfortantes. Que em breve retornemos àquele maravilhoso cenário.
Beijos.