terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PREOCUPAÇÕES MUNDIAIS 2011


(...) cinco assuntos a que devemos estar de olho na agenda internacional, conforme o blog Notas ao Café:

1.  O aumento do preço do petróleo;

2. O possível controle do euro por parte de Angela Merkel (Alemanha) e os possíveis conflitos entre os países mais ricos e os mais pobres da zona do euro;

3. A possível candidatura à presidência da França por parte do Sr. FMI, Dominique Strauss-Kahn, que para muitos poderia derrubar o cada vez mais impopular Nicolas Sarkozy;

4. O desmoronar do sistema em Cuba e

5. O problema nuclear iraniano.

................
Li a matéria e lembrei logo de parafrasear Stephen Kanitz: preocupações? Sim, mas convindo lembrar que só prosperarão se ficar tudo como está, se ninguém fizer nada, se nenhuma instância se dispuser a tratar das questões.

Mas, que são pepinos, são (embora a de número 3 me pareça exigir explicitação - e a de nº 4 seja, ainda, dura na queda).

Ilustração: Pavel Constantin.

Um comentário:

Netto, de Deus. disse...

Cuba caminha para ser a menor e não menos preocupante China do mundo. Um dragãozinho no Caribe com profissionais de todas as áreas, e da melhor qualidade. Quem pensa que o socialismo cubano vai morrer, mirem-se no exemplo da China. Neste caso, economia não tem nadica a ver com ideologia. Sem medo nenhum de ser feliz, na maior cara de ... Cana.