sábado, 12 de junho de 2021

O QUE MARCOU A SESSÃO DA CPI DE ONTEM, 11

.
Ela e o médico sanitarista e ex-diretor da Anvisa Cláudio Maierovitch criticaram o uso da cloroquina contra a Covid-19 em função de pesquisas científicas apontarem que o medicamento era ineficaz contra o coronavírus


Natália Pasternak Critica Cloroquina e Diz Que Brasil Poderia Ter Evitado 375 Mil Mortes

No 247:
A microbiologista Natalia Pasternak afirmou à CPI da Covid que “três de cada quatro mortes teriam sido evitadas se o Brasil estivesse na média de controle mundial da pandemia”. “375 mil mortes teriam sido evitadas se tivéssemos (exercido) melhor controle da pandemia”, destacou a pesquisadora, citando dados enviados pelo epidemiologista Pedro Hallal, professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas e coordenador do Epicovid-19, o maior estudo sobre coronavírus no País.  (Nota deste Blog: O grifo em negrito é iniciativa deste Blog).   

Ainda segundo ela, o governo Jair Bolsonaro seguiu estimulando o uso de medicamentos ineficazes, como a cloroquina, contra a Covid-19 apesar de pesquisas já mostrarem a ineficácia da droga desde meados de junho e julho do ano passado. “O conhecimento nacional e internacional de que cloroquina e ivermectina não funcionavam começou por volta de junho e julho de 2020”, disse ela em resposta a uma pergunta da senadora Kátia Abreu (PP-TO).

Ela também destacou que o “hype da cloroquina, um medicamento barato”, começou em março de 2020 com uma apresentação feita por um grupo da China que mostrava atividade in vitro da droga contra o coronavírus. Depois, novos estudos ressaltaram a ineficácia do medicamento.    

Mais cedo, ela e o médico sanitarista e ex-diretor da Anvisa Cláudio Maierovitch já haviam criticado o uso da cloroquina contra a Covid-19 em função de pesquisas científicas apontarem que o medicamento era ineficaz contra o coronavírus e pelos riscos adversos decorrentes do uso da substância.  -  (Aqui).

................
Certamente mais impactante do que a importantíssima participação dos depoentes poderá ter sido a autorização da quebra de sigilos telefônico e telemático de envolvidos no emblemático caso objeto da CPI da Pandemia (Aqui).

Nenhum comentário: