quinta-feira, 10 de junho de 2021

NÃO AO PROJETO DE LEI QUE PREVÊ FIM DAS DEMARCAÇÕES DE TERRAS INDÍGENAS

(Cartum de Genildo). 

Na Brasil de Fato - Povos indígenas ocuparam o teto do Congresso Nacional na tarde de terça-feira (8) contra o PL 490, que está em votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Os indígenas cobram que o PL, que acaba com as demarcações de terras, seja retirado de pauta definitivamente.

"Dissemos que voltaríamos com vida, ou daríamos nossa vida pelo nosso povo. E hoje esse dia chegou! Estamos aqui porque não temos mais escolha!", afirma Kretã Kaingang, da coordenação executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) de cima do Congresso Nacional. 

Com flechas apontadas para o alto, os povos originários do Sul e Sudeste cantaram e dançaram como forma de protesto. 


A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), líder do Bloco Senado Independente, o deputado Enio Verri (PT-PR) e Joenia Wapichana (Rede-RR), primeira deputada federal indígena do Brasil, conversaram com os indígenas que reafirmaram que só saem da cúpula do Congresso quando o Projeto de Lei for retirado de pauta. 

Sob sol de 30º em Brasília, a Polícia Legislativa impediu que os povos indígenas recebam água durante o protesto na cúpula do Congresso Nacional. "A causa é muito maior", dizem os manifestantes.

Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib),  os povos originários serão extremamente prejudicados pelo PL, já que ele permite que o governo tire da posse dos indígenas áreas oficializadas há décadas, escancara as Terras Indígenas (TIs) a empreendimentos predatórios, como o garimpo, e, na prática, vai inviabilizar as demarcações, totalmente paralisadas pelo governo Bolsonaro. (...).  -  (Para continuar a leitura, clique Aqui).

Nenhum comentário: