sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

O FATOR MORO: BOLSONARO RECUA (MAS...)

.
A ameaça, o recuo - e o tergiversador.
"...Além de falar que a chance é zero, o presidente também disse que ‘não sei o amanhã, porque na política tudo muda, mas a intenção não é criar’." -  O fato é que, ao  fim e ao cabo, o presidente criou: publicizou a ideia. 


E Bolsonaro recua, mas não muito, quanto a esvaziar o ministério de Moro 

Do Jornal GGN (com base em informação da Folha

E no jogo de falo, mas não falo, vou, mas não vou, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, hoje, sexta-feira, dia 24, haver ‘zero chance’ de recriação de novo Ministério da Segurança Pública. Mas enfatizou também o ‘neste momento’. A declaração foi dada na Índia, onde o presidente foi ao encontro do primeiro-ministro Narendra Modi. Além de falar que a chance é zero, o presidente também disse que ‘não sei o amanhã, porque na política tudo muda, mas a intenção não é criar’.
O tema está na pauta do dia, para toda a imprensa e redes sociais, e acabou criando uma situação delicada para o ministro Sergio Moro, que ameaça sair do governo caso isso se concretize.
Jair Bolsonaro disse não ter falado nada antes, pois que estava em voo para a Índia. Disse que alguns setores da política querem a criação do novo ministério e ‘simplesmente recolhemos as sugestões educadamente e dissemos que vamos estudá-las’. Uma saída pela tangente.
O presidente em trânsito disse, ainda, que não falou do assunto com Moro pois não era necessário. Acha que não é preciso falar, pois se entendem muito bem. ‘O Brasil está indo muito bem’, disse, ‘números de segurança pública estão muito bem, e é a minha máxima, em time que está ganhando, não se mexe’.
Ele disse ainda que a maior pressão é a volta dos ministérios do Planejamento e da Fazenda, fundidos com Economia.  ‘Se isso (a pressão) se tornar público, vão dizer que eu estou querendo enfraquecer o [Paulo] Guedes’.  -  (Aqui).

Nenhum comentário: