quinta-feira, 1 de agosto de 2019

SOBRE CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

(Banksy)
Sobre causas e consequências
Por Fernando Horta
Você derrubaria um governo, submeteria toda uma população ao retorno à linha da miséria, provocaria milhões de desempregados, destruiria as florestas e os biomas do país e geraria ódio e sangue nas ruas para que seu lucro aumentasse 100%?
Foi o que os bancos fizeram no Brasil.
O Itaú revela que lucrou sete bilhões de reais no último trimestre. Outros bancos tiveram ganhos nesta esfera.
Sete bilhões em três meses, sem produzir um parafuso.
Isto é exatamente o dobro dos “recordes” conseguidos em 2012, com os governos do PT. Naquela época, eles lucravam 14 bilhões por ano. Com o país crescendo, renda crescendo e desemprego em baixa.
Agora lucram sete bi a cada três meses. Presumivelmente algo como 28 bilhões por ano.
Eu pensei em escrever um texto denso e cheio de demonstrações dos efeitos desta notícia. Creio, contudo, que é melhor deixar você pensando.  -  (No GGN).
................
Na verdade, esse paraíso dos bancos vem de anos e anos. Você já viu um banco, concebido originalmente para funcionar como fomentador da produção e regulador do mercado (basicamente moderando juros), de repente estabelecer que sua presença no mercado será aferida com base nos lucros apresentados, independentemente de seu perfil, e não necessariamente em sua efetividade? Este escriba viu, e lamentou o  que viu. Assunto sobre o qual nos deteremos oportunamente.

Nenhum comentário: