quinta-feira, 8 de agosto de 2019

PIOR QUE O 7 X 1


"Raras vezes se viu no mundo político brasileiro isolamento tão grande e tão rápido quanto o da equipe da operação Lava Jato.

Classificada como “organização criminosa” por Gilmar Mendes há dois dias, a turma de Curitiba – certamente com conhecimento de causa de seu capo Sergio Moro – decidiu trucar alto diante das inexplicáveis tramas de Dallagnol & asseclas contra juízes do STF. A súbita decisão de transferir o ex-presidente Lula de Curitiba para um presídio em São Paulo tinha toda a pinta de decisão-lacração que intimida inimigos e faz tremer o mundo à sua volta.
Certamente a organização araucária não contava com a rápida reação do mundo político. Nada menos que 12 partidos de várias gradações políticas do Congresso protestaram contra a medida, incluindo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
A decisão por 10 X 1 do pleno do Supremo, tomada com celeridade recorde, é péssima notícia para Sérgio Moro e sua turma. Ao bulir com Gilmar Mendes, Deltan Dallagnol, o operador de Moro, trombou com cachorro maior que ele. E não segurou o rebote.
Pendurado na brocha fica João Dória, babaca juramentado, que tentou tirar casquinha da situação.
O Brasil não tem roteirista único. Daria uma série eletrizante."


(De Gilberto Maringoni, post intitulado "Pior que o 7 x 1 é o 10 x 1 de hoje", publicado ontem, 7, no GGN - aqui.
De fato, foi acachapante a derrota da LJ, mas convém ter em mente que no fundo, no fundo, o que se pretendia era também 'auscultar' a disposição do Supremo Tribunal Federal relativamente ao ex-presidente - para, quem sabe, tentar produzir alguma 'saída' alternativa visando a impedir que finalmente se ofereça justiça a Lula. Mas os doutos da LJ, desmoralizados em face das arbitrariedades perpetradas ao longo dos processos, perderam espaço e têm tudo para perder bem mais do que isso. De qualquer modo, cumpre louvar o STF por finalmente começar a agir no sentido de obstar práticas reprováveis por parte da LJ no que tange a Lula).

Nenhum comentário: