terça-feira, 9 de julho de 2019

O SUFOCO DA CAÇA-HACKER


"Querem obrigar o Intercept a fazer contra-prova de que não foi o hacker que conseguiu entrar nos computadores do Telegram, localizar entre centena de milhões de mensagens aquela dos grupos da Lava Jato, incluindo o juiz, extrair e baixar para uma base de dados de certa capacidade, para então abrir a criptografia, classificar, categorizar, indexar por múltiplas variáveis para pesquisa, recuperação e correlação em dash boards que foram disponibilizados para jornalistas da Folha e da Veja.
Completamente estúpida do ponto de vista tecnologia aplicada a um determinado objetivo, como eu descrevi acima, que a espionagem – é disso que se trata – (tenha)  sido feita por um, dois, dez hackers – defina hackers.
Isso foi um EDRM, eDiscovery com ETL – Extraction Transformation and Load, gerando um dicionário ontológico ou semântico, realimentado por Inteligência Artificial mais Machine Learning, com certeza foram utilizados e eventualmente estão presentes nos Dash Boards (no jargão) disponibilizados para os jornalistas da Folha e Veja que possibilitaram, por exemplo, mensagens trocadas entre jornalistas e Sérgio, Moro, Dallagnol e outros.
Instantaneamente essas mensagens foram localizadas e apresentadas tornando possível eles conferirem pelo que tinha no celular e ou nuvem tipo iCloud, e eles têm, pois documentam matérias que foram publicadas e podem ser reutilizados.
O que será que a PF do Moro, Dallagnol e Lava Jatos estão planejando? Eu sugiro Túnel do Tempo (quem lembra?) ou Tahiti, Hawaii, Fiji e outros paraísos. Essa tese de como o conteúdo foi obtido e entregue ao The Intercept me permite inferir que isso só pode ter sido feito pelos serviços de Inteligência dos USA, UK, Rússia ou China, sendo a hipótese mais provável os primeiros, sim, os gringos sabiam que eles estavam utilizando o Telegram, eventualmente podem surgir mensagens trocadas entre Sérgio Moro, Dallagnol e outros com pessoas e instituições nos USA, aí leva a breca como dizia minha avó."


(De Gilberto Silva, post intitulado "O besteirol da operação caça-hacker da PF", publicado aqui, a partir de um comentário de autoria dele ao post Site aliado de Moro diz que PF se prepara para prender hacker, publicado no GGN.
Se em certos pontos o texto parece confuso, isso não deve causar estranheza, é intencional. Besteirol e simulacro são assim mesmo. Como igualmente não deve causar estranheza qualquer 'tese' que venha a ser eleita, por mais tresloucada que possa aparentar. O afã de arrumar uma válvula de escape pode abraçar qualquer boia que se venha a apresentar).

Nenhum comentário: