segunda-feira, 26 de agosto de 2013

IDENTIDADES E DIVERSIDADE CULTURAL PORTUGAL - BRASIL


Dia 27 de agosto, às 7 da noite, na Galeria do Clube dos Diários, Teresina 

Lançamento do livro-álbum "IDENTIDADES E DIVERSIDADE CULTURAL: patrimônio arqueológico e antropológico do Piauí-Brasil e do Alto Ribatejo-Portugal". 

A obra, organizada por Marleide Lins e Síria Borges (Brasil); Síria Borges e Luiz Oosterbeek (Portugal), que tematiza pesquisa de patrimônio e bens tangíveis e intangíveis das nações envolvidas, é um livro-álbum, bilíngue, de dupla face, concebido a partir da perspectiva arqueológica e antropológica. Explora variados contextos sobre as questões identitárias e a diversidade cultural do Piauí-Brasil e Alto Ribatejo-Portugal.

A face – Brasil coube às organizadoras Marleide Lins e Síria Borges, e a face – Portugal com Síria Borges e Luiz Oosterbeek. O prefácio da “face Brasil” é assinado por Niéde Guidon, Presidente da Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM, e o da “face Portugal” por Fernando António Baptista Pereira, Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Os artigos científicos, na face Piauí – Brasil, são de autoria de renomados pesquisadores: Identidades gráficas na arte rupestre do Parque Nacional Serra da Capivara (Anne-Marie Pessis, Daniela Cisneiros, Demétrio Mutzenberg); Análise arqueométrica dos pigmentos das pinturas rupestres no Piauí - Piripiri, Piauí, Brasil (Luís Carlos Duarte Cavalcante, Ruan Nery Gonçalves, José Domingos Fabris); Arte rupestre no município de Valença do Piauí - Brasil (Síria Borges, Zozilena Fróz); Arqueologia e Paleontologia na UFPI: um panorama dos estudos em desenvolvimento e novas perspectivas (Maria Conceição Soares Meneses Lage, Sonia Maria Campelo Magalhães, Ana Clélia Barradas Correia, Jacionira Coelho Silva).

Nenhum comentário: