domingo, 25 de agosto de 2013

OMISSÃO PROPINODÚTICA


O maior escândalo da História Natural?

Por Weden Alves

Mais uma denúncia da IstoÉ hoje (sobre a descoberta de conta tucana na Suíça) que não merecerá espaço no Jornal Nacional, nem matéria de César Tralli, com figurinhas em pirâmide encabeçada por uma interrogação no topo.

William Bonner não levantará as sobrancelhas, nem Patricia Poeta finalizará a matéria com cara de velório, porque simplesmente não haverá matéria.

Não presenciaremos ainda nenhuma intervenção melodramática de Alexandre Garcia na manhã de segunda-feira. Ora, nem os editorais da Globo, da Folha e do Estadão tocarão no assunto, nem Época nem Veja repercutirão o caso.

Os indignados vão ficar sossegados, quietinhos. Os moralistas se recolherão a seu refúgio de canalhas. Não haverá nenhuma reportagem com as ongs Transparência e Contas Abertas, e o movimento Anti-Corrupção não invadirá as redes. Não haverá discursos apaixonados de Pedro Simon, reproduzidos nos jornais.

As manchetes de segunda-feira nem tocarão no assunto, que merecerá, no máximo, uma nota, tipo rolha, como se fosse um jogo entre Olaria e Campo Grande.

Clóvis Rossi e Eliane Cantanhêde, Dora Kramer e Miriam Leitão não vão prever o fim do PSDB em suas colunas. Arnaldo Jabor não vai se espantar. 

Os coadjuvantes Pannunzio e Boris Casoy da coadjuvante Band não vão se espantar.

Não. Não haverá nada de muito relevante no Cartel G.A.F.E (Globo, Abril, Folha, Estadão) da Mídia e suas guardas auxiliares na mídia ou nas redes.

Se o "mensalão" tivesse mesmo sido o "maior escândalo da história", como denominar um esquema de desvio de recursos públicos nove vezes maior?

Quem sabe, o maior "Escândalo da História Natural". Sim. Talvez seja este o motivo. Nem arqueologia nem geologia são pautas interessantes para nossa "grande" imprensa. (Fonte: aqui).

................
"Documentos vindos da Suíça revelam que conta conhecida como 'Marília', aberta no Multi Commercial Bank, em Genebra, movimentou milhões para subornar homens públicos e conseguir vantagens para as empresas Siemens e Alstom nos governos do PSDB paulista (...)" - A conta secreta do propinoduto - aqui.

Nenhum comentário: