domingo, 25 de setembro de 2011

TRIBUTAÇÃO, CORRUPÇÃO, SONEGAÇÃO


Segundo a organização The Heritage Foundation, em 2010 o Brasil ficou no 31º lugar em carga tributária (34,4% do PIB). Existem 30 países com carga tributária superior à do Brasil. Destes, 27 são países de grande desenvolvimento humano.

Os críticos poderão dizer: "Ah, mas a população não vê o resultado dos impostos recolhidos".  Acontece que, não bastassem as distorções verificadas, o Brasil está em 52º lugar em arrecadação per capita, recolhendo 5 vezes menos que os países desenvolvidos. Como desfrutar nível de vida escandinavo com arrecadação de emergente?

E a corrupção? Estudo da Fundação Getúlio Vargas mostrou que a perniciosa corrupção impacta 2% (dois por cento) de nosso PIB, e o TCU apurou, na última década, a média de 7 bilhões de reais em valores surrupiados anualmente do Erário.

Em contrapartida, de acordo com o IBPT - Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, a sonegação fiscal alcança 200 bilhões de reais por ano.

Indignar-se e ir às ruas contra a corrupção, tudo bem, mas ignorar os tubarões corruptores e, pior, a sonegação parece indicar que tem caroço no angu.

................
O gráfico foi pescado do blog Tijolaço, e os números, do O Homem que Calculava.

Nenhum comentário: