quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MÁXIMAS DO SÍNDICO


Vivo, Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia, carioca da Tijuca nascido em 1942 e falecido em 1998, estaria completando hoje 69 anos. Sucessos de Tim converteram-se em clássicos: Sossego, Gostava Tanto de Você, Me Dê Motivos, Não Quero Dinheiro, Você, Primavera etc.

E Tim, o síndico do Brasil (no dizer de jorge Ben Jor), rebelde e controvertido, era dado a sacadas cortantes, como as a seguir (que pincei daqui):

."Fiquei três anos tentando fazer Jovem Guarda. Fui sabotado pelo Roberto (Carlos) e pela turma dele. Eles tinham medo da soul music."

."Roberto Carlos não é geniozinho. Ele é inteligente, batalhador e canta mais ou menos."

."No meu disco de bossa nova, gravei Garota de Ipanema em inglês sim. Em português, até o Dom Helder Câmara já gravou. Só falta mesmo o delegado Romeu Tuma fazer uma versão também."

."Quando soube que o Prince pediu 180 toalhas no camarim pra tocar no Rock in Rio, passei a pedir 18 toalhas por show. Ou seja, pedi 10% do Prince pra ver se fico mais valorizado."

."O segredo do meu sucesso é o equilíbrio: metade das minhas músicas são esquenta-sovaco e a outra metade é mela-cueca."

."Gosto do Sargentelli. Ele é uma pessoa legal. Enquanto ele está vivo, deveria angariar fundos pra fundar uma universidade de pretos, já que ele colocou tantas mulatas pra mostrar a bunda."

."Hoje, sou latino, mas em Nova York eu era preto mesmo."

."O Brasil é uma terra de mestiço pirado querendo ser puro-sangue."

."Eu sou o bispo Tim Maia e tenho meus adeptos: chamo os ‘doidões’ para o Circo Voador e faço o meu show."

."Eu não fumo, não bebo e não cheiro. Meu único defeito é que eu minto um pouco."

Palmas pro Tim, mestre da Soul Music.

Nenhum comentário: