sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PARQUE ZOOBOTÂNICO DE TERESINA: APRAZÍVEL E ACOLHEDOR


Matéria publicada há pouco no UOL, que, com satisfação, reproduzo na íntegra:

Para suportar calor, ursos resgatados de circo ganham banheira e cascata no zoo de Teresina

Aliny Gama
Especial para o UOL Notícias
 


Os três ursos pardos que foram apreendidos em agosto no Circo d’Itália, no Pará, e foram adotados pelo Zoobotânico de Teresina, no Piauí, estão se adaptando à nova vida longe da exploração dos espetáculos circenses. Esta semana, o zoológico apresentou a área onde os animais vão morar após o período de readaptação. O local ganhou uma banheira gigante, com direito a cascata de água renovável, para que se refresquem do calor de Teresina, que chega a alcançar 38ºC em pleno fim do inverno.

O recinto deverá ser inaugurado no próximo dia 12 de outubro. Até lá, os animais serão introduzidos no espaço aos poucos para se adaptarem à nova casa. Apenas uma ursa fêmea está no local em processo de adaptação e deverá dividir a área com mais três animais – duas fêmeas (uma delas que já morava no local) e um macho. O espaço mede 400m² e possui também uma banheira gigante que consegue abrigar os quatro ursos de uma só vez.

O diretor do Zoobotânico de Teresina, Benedito Carvalho, afirmou ao UOL Notícias que os ursos estão se adaptando facilmente à nova rotina e “até melhoraram a pelagem devido ao tratamento 'VIP' a que estão se submetendo.”

“Aos poucos estamos conseguindo diversificar a alimentação deles, que eram acostumados a comer somente ração. Agora eles já se alimentam de frutas e verduras, mas ainda comem ração. O ideal é que eles se submetam a apenas uma dieta leve. Apesar de terem o instinto selvagem, bravo, os ursos estão tranquilos. O tratamento, aliado ao amor e carinho que estamos oferecendo, está fazendo bem”, disse Carvalho, ressaltando que nos próximos dias o zoológico deverá confirmar a gravidez de uma das ursas, que cruzou com o urso já no novo lar. O tempo de gravidez de uma ursa é oito meses de gestação.


Carvalho informou ainda que o zoológico contratou um veterinário especialista em oftalmologia para avaliar os olhos do urso macho que está com dificuldades de enxergar devido à catarata. “Ele deverá ser avaliado e se submeter a uma cirurgia oftalmológica nos próximos dias para que melhore a visão”, informou.

Cura dos traumas

Os três ursos recém-chegados estão recebendo tratamento de uma equipe de especialistas -veterinários, biólogos e psicólogo - para que consigam superar os traumas que viveram por quase duas décadas trancados em uma jaula e realizando apresentações no circo.

Mischa, Ira e Mascha têm idade entre 19 e 20 anos e viveram desde filhotes numa jaula com a ursa Kátia, que está no zoológico do Santuário de São Francisco das Chagas do Canidé (CE) e formará par com um urso macho que mora no local.
................
Felicitações à equipe responsável pelo Parque - notadamente a meu amigo José Renato Uchôa, coordenador.

Nenhum comentário: