sábado, 5 de março de 2011

UM CONVIDADO BEM TRAPALHÃO


Por Marden Machado

Peter Sellers era um ator extremamente versátil e dotado de um talento especial para a caracterização. Dois diretores souberam "explorar" bem tal qualidade: Stanley Kubrick e, principalmente, Blade Edwards. Em Um Convidado Bem Trapalhão, Sellers interpreta um ator hindu, Hrundi V. Bakshi, uma pessoa que tem um dom natural para o desastre. Por conta de um capricho do destino, ele termina recebendo um convite para a grande festa promovida por um produtor hollywoodiano. Pronto. Está estabelecido o cenário ideal para as novas trapalhadas de Bakshi. A parceria Edwards/Sellers, que já havia produzido a série d'A Pantera Cor de Rosa, atinge aqui seu ponto alto de sofisticação. Os dois tinham um senso perfeito para a comédia e isso fica evidente em todos os filmes que fizeram juntos. Um "pequeno" acidente provocado por Bakshi na primeira sequência de Um Convidado Bem Trapalhão já define o tom do filme e é, sozinha, uma das cenas mais engraçadas da história do cinema. E isso tudo acontece antes de ele ser "convidado" para a festa. Resumindo: é o tipo de comédia que você chora de tanto rir.

UM CONVIDADO BEM TRAPALHÃO (The Party - EUA 1968). Direção: Blake Edwards. Elenco: Peter Sellers, Claudine Longet, Marge Champion, Steve Franken, Fay McKenzie, Sharron Kimberly, Denny Miller, Gavin MacLeod, Jerry Martin, Ken Wales e Timothy Scott. Duração: 99 minutos. Distribuição: Fox.
................
E, como se não bastasse, a Claudine Longet (a mocinha), puro charme, dá uma canja sensacional, ela mesma ao violão. Uma comédia antológica de Sellers/Edwards..

Nenhum comentário: