sexta-feira, 25 de março de 2011

O JUÍZO DE REINALDO AZEVEDO


Sei pouco sobre o Piauí, confesso, além daqueles índices do IBGE, nada abonadores. A primeira referência, pra mim, é o poeta mais elaborado do século 20: Mário Faustino, um gigante. Nesse quesito, entendo, nada se iguala ao Piauí. É o primeiro! A segunda, numa outra faixa, é o letrista Torquato Neto. O fato é que boa parte dos piauienses tem motivos para achar aquele estado um “cu”, tomado o substantivo como metáfora de coisa ruim. Aliás, boa parte dos paulistas tem motivos para dizer o mesmo de São Paulo; boa parte dos cariocas, o mesmo do Rio, assim como os mineiros, de Minas, e, obviamente, os brasileiros, do Brasil!

“Ah, piauiense pode falar mal do Piauí; paulista, de São Paulo, e carioca, do Rio, mas gente de fora tem de ficar quieta!” Por quê? Aliás, há um troço curioso nesses casos: quanto mais adversas são as condições de vida para boa parte da população, mais se açula o espírito bairrista, mais as pessoas se zangam com a crítica, mais defendem o indefensável.

Não, eu não acho que a linguagem empregada pelo tal ator seja a melhor possível, não como expressão, sei lá, de uma crítica orientada segundo os critérios da economia política. Mas era só um cidadão dizendo suas bobagens no Facebook, como fazem milhões de pessoas hoje em dia. É claro que algumas pessoas podem se zangar com isso e também têm o direito de se expressar. No limite, podem tentar organizar um boicote à sua peça. É coisa típica de caipira ressentido, mas vá lá… Proibir, no entanto, como fez o deputado petista, a apresentação do espetáculo? Aí estamos diante de uma manifestação típica de ditaduras.

E aqueles que pretendem promover uma “ovada” contra o ator? Bem, entendo que se trata de uma agressão e, como tal, de um crime. Mas que, se realizada, tende a ser tolerada, quem sabe em nome da “liberdade de expressão”… Se essa gente está brava, deveria é se esforçar para deixar claro que o Piauí não é um “cu” no que se refere, ao menos, aos direitos fundamentais garantidos pela Constituição.

Eu nem sei quem é esse tal Marauê. Sei que o deputado petista Fábio Novo se comporta como um dinossauro, um censor, um agente da ditadura. A única coisa que caberia a um democrata seria garantir a segurança para a apresentação da peça. O teatro até poderia estar às moscas, como conseqüência da revolta de alguns piauienses. Os indignados poderiam demonizar o ator à vontade no Facebook, demonstrando, se quisessem, que nada há no mundo tão bom quanto Teresina…

Há, sim, uma tentação macarthista no Brasil. Inventamos o macarthismo do bem, o macarthismo da inclusão, o macarthismo da igualdade, o macarthismo da justiça social, o macarthismo dos oprimidos. Em nome desses valores, se preciso, o Brasil censura, discrimina, sataniza…

O general Figueiredo mal sabia como estava revelando a alma de certos democratas quando indagado sobre o que faria se alguns setores, no país, reagissem mal à abertura democrática. Ele não teve dúvida: “Eu prendo e esfolo”. Muita gente respirou aliviada. Se é assim, então a abertura é pra valer…

Por Reinaldo Azevedo

5 comentários:

zcarlos disse...

Esse Reinaldo é um imbecil!
Vai defender o indefensável?
O ator(?) chamou Piauí de um cú e ele acha que está certo?
Ora, por favor, respeito faz parte da democracia.

Francigelda Marques disse...

RAPAZ A COISA FICOU TÃO CRETINAMENTE ATUCANADA QUE CORRE O RISCO DO POVO DO PIAUÍ ESQUECER O TALZINHO DO ATOA E VOLTAR OS CANHÕES PRA CIMA DESSE MERÇENÁRIO DE REDAÇÃO. VI UM POST NUM BLOG DE NOME SUGESTIVO O JENIPAPONEWS QUE DESCONSTRUIU A INGERÊNCIA DESSE CARA COM UMA CHARGE ENVOLVENDO OS DOIS MAS QUE NO FINAL EU ATÉ ESQUECI O BABAQUINHA E FIQUEI COM MAIS ASCO DESSE ARREMEDO DE JORNALISTA. MINHA ADORADA IRMÃ MAIS VELHA ESTÁ SOFRENDO QUERENDO SE VER LIVRE DA ASSINATURA DESSA REVISTA MAS ELES FAZEM QUE NÃO RECEBEM NADA DELA. PODE?

Dodó Macedo disse...

Comentário de João Antonio Buhrer,
que desloquei para cá (saiu em outro post):

Reinaldo
Este Reinaldo não sabe o que é ditadura, não viveu estes tempos. Ele confunde tudo. Com argumentos falsos eu provo que o diabo é bom, e é o que ele faz. Ele sim é um preconceituoso. Só porque o Piauí não é um estado rico(grana), ele não vê e não percebe.A passagem do Reinaldo pelo planeta não vai deixar pistas, o tempo vai provar sua inbecilidade. Esperomos então.
ab
joão antonio
PS Reinaldo está a tabalho dos tucanos. Devem pagar para ele escrever tanta bobagem.

26 de março de 2011 10:03

Dodó Macedo disse...

O que frustra o ególatra Reinaldo Azevedo é saber que não pode implantar o macarthismo azevedeano, já que ele se julga dono da verdade.
Voltaire estava certo: mesmo discordando, a gente tem de aceitar a opinião dos outros, por mais idiotas que se revelem. O que não implica silêncio.
A canalhice não tem limite.

Anônimo disse...

Dodô
Não é a toa que a revista PIAUÍ se chama PIAUÍ. É uma ironia com o Brasil do PT, digo dos anos em que o PTchegou ao poder, e sendo assim ela se chamou Piauí.Como querendo dizer que este Brasil é uma porcaria. Se o PSDB estivesse no poder(a revista começou justamente nos anos PT) ela se chamaria REPÚBLICA. Que foi o nome da revista dos Tucanos, que o Reinaldo editou para babar neles nos tempos FHC.Pois bem, me admira muito que um homem digno como João Moreira Salles tenha embarcado nesta. A revista só se salva pela linguagem, porque o conteúdo é para vender o peixe mal conservado dos tucanos. Mais ou menos a revista quiz ironizar que o Piauí não existe e se não existe não existe o Brasil, por conseguinte, já que Piauí para eles é o Brasil.
O assunto da revista nada tem a ver com o post mas no fundo tem sim.
ab
joão antonio b almeida
PS que defende o direito do Reinaldo dizer as bobagens imundas dele.