quarta-feira, 16 de março de 2011

DESÍDIA NUCLEAR


A TEPCO (Tokyo Electric Power), maior empresa de energia elétrica do Japão, é a responsável(?) pelas usinas nucleares ora em colapso naquele país. É conhecida por costumeiramente fraudar relatórios sobre segurança nuclear (o que, ressalte-se, foi referido ontem, 15, pelo 1º ministro japonês).

.Em 2002, o presidente da TEPCO foi forçado a demitir-se juntamente com quatro outros líderes, após um escândalo por falsificação de documentos sobre a segurança nuclear.

.Naquela época foi interrompida a atividade de cinco reatores - incluindo dois dos que foram danificados pelo terremoto de agora -, para que fossem realizadas as inspeções necessárias.

.No final de 2006, o governo ordenou à TEPCO verificar uma série de dados depois de descobrir a falsificação de documentos relativos à temperatura da água de refrigeração na central N1 Fukushima  em 1985 e 1988.

.Um ano depois, a Tokyo Electric Power teve de enfrentar novas acusações de falsificação. A empresa, então, admitiu haver falsificado dados no passado. (Informações colhidas no Blog do Mello).

Nenhum comentário: