quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

WIKILEAKS E BRASIL: MODUS OPERANDI


Até agora, do 'pacote Wikileaks' foram divulgados dez documentos sobre o Brasil, e à vista deles o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ficou em posição, digamos, indefensável, em face de haver ressaltado ao embaixador americano o antiamericanismo do Itamaraty.

O imbróglio está  sendo amplamente noticiado pela grande imprensa, que, compreensivelmente, ficou muda relativamente à secretária de Estado americana Hillary Clinton, responsável por tropeções os mais variados mundo afora, segundo os papéis divulgados pelo Wikileaks.

Mas voltemos ao Brasil e à enxurrada que, segundo a jornalista Natália Viana, colaboradora do Opera Mundi, está prestes a irromper nas plagas tupiniquins:

Documentos sobre Brasil


No caso brasileiro, os documentos são riquíssimos. São 2.855 no total, sendo 1.947 da embaixada em Brasília, 12 do Consulado em Recife, 119 no Rio de Janeiro e 777 em São Paulo.

Nas próximas semanas, eles vão mostrar ao público brasileiro histórias pouco conhecidas de negociações do governo por debaixo do pano, informantes que costumam visitar a embaixada norte-americana, propostas de acordo contra vizinhos, o trabalho de lobby na venda dos caças para a Força Aérea Brasileira e de empresas de segurança e petróleo.

O Wikileaks vai publicar muitas dessas histórias a partir do seu próprio julgamento editorial. Também vai se aliar a veículos nacionais para conseguir seu objetivo – espalhar ao máximo essa informação. Assim, o público brasileiro vai ter uma oportunidade única: vai poder ver ao mesmo tempo como a mesma história exclusiva é relatada por um grande jornal e pelo Wikileaks. Além disso, todos os dias os documentos serão liberados no site do Wikileaks. Isso significa que todos os outros veículos e os próprios internautas, bloggers, jornalistas independentes vão poder fazer suas próprias reportagens. Democracia radical – também no jornalismo.

Um comentário:

Netto, de Deus disse...

WikiLeaks
Quem tanto reclamou por liberdade de imprensa, agora está com o “franzido” que não entra um fio de cabelo com a ponta mais do que afiada.
Hipocrisia infame, imoral, servil!!!!
Só me resta parabenizar a Al Caeda!
Manda ver, Laden.
O criador do site está sendo caçado no mundo por ... não aguento... Irresponsabilidade!
Senta a pua, Taliban!!!

O Bonner falou (SÉRIO!) que o tal Assange do WikiLeaks também é um estuprador contador de fofocas...

Botem a boca no mundo, Fidel, Chávez, Ahmadinejad.!!!!