segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

SORTE NUNCA ANTES VISTA


O Datafolha informa que o governo Lula conta com 83% de aprovação popular. Seus antecessores encerraram assim sua missão: Collor: 9%, Itamar Franco: 41%, Fernando Henrique Cardoso: 26%.

Os arautos do Estado mínimo gostariam de ridicularizar o povo, mas como percebem que isso não é de bom tom, se fixam na ladainha de que Lula não passa de um cara de sorte.

Mas, peraí...  Lula foi mesmo um cara de sorte ao ampliar o leque de parceiros comerciais do Brasil mundo afora (assim minorando os efeitos negativos da crise americana sobre o país), teve uma sorte imensa ao combater a miséria, via programas sociais, elevação do valor real do salário mínimo e outras iniciativas (assim fazendo surgir fortes mercados internos, que aumentaram o consumo e geraram empregos, formando um círculo virtuoso). Um sortudo.

Mas sorte mesmo o Lula teve foi quando veio a rebordosa, a crise mundial, o pior baque mundial desde a Grande Depressão. Foi assim: enquanto a banca privada se retraiu, enquanto empresas como a Vale procederam a "demissões preventivas", Lula mandou reduzir o compulsório e abrir as comportas do crédito (e a partir daí os bancos estatais, como nunca antes na história deste país, passaram a ocupar a primeira posição em aplicação de crédito), estimulou o povão a consumir mais e concedeu desonerações fiscais a certas áreas (assim fazendo girar a roda virtuosa) e ampliou os programas sociais. Foi uma sorte danada, mesmo, coisa que nenhum de seus antecessores (notadamente FHC) teve a graça de alcançar.

Aí o povão, que curte pacas quem é bom de sorte, premiou Lula com 83% de aprovação.

Tomara que a Dilma tenha sorte!

2 comentários:

Anônimo disse...

dODÔ
eSPlendido discurso, que esta corja está tendo que engolir, mas não se engane, eles estão preparando outro golpe, pois eles não querem um homem de sorte lá.
abraço
joão antonio

Dodó Macedo disse...

Caro João,

Torcemos para que 'eles' não tenham sorte em seu intento. (risos).
Um abraço.