domingo, 8 de março de 2009

O GOL DO RONALDO


Não sou corintiano, torço por quem tem fibra. Ronaldo, o Fenômeno, artilheiro maior de todas as Copas do Mundo, é craque em superação: em três ocasiões, esteve 'irremediavelmente aposentado' do futebol. Hoje, ainda pesadão, marcou, no minuto final, o gol de empate do Corinthians contra o Palmeiras. Valeu.

No mesmo plano, porém noutra vertente, quem me parece irremediavelmente aposentada é a credibilidade da grande imprensa brasileira, pela manipulação de informações e assassinatos de reputações perpetrados. Um factóide começa a esfriar, sem surtir o efeito esperado? Tudo bem, cria-se outro, e assim por diante.

A bola da vez (mais uma vez!) é o delegado Protógenes Queiroz - embora o propósito último seja a Operação Satiagraha (impedir que chegue ao final a apuração/punição dos crimes praticados por Daniel Dantas e inúmeros asseclas - que somente serão conhecidos após 'decifrado' o conteúdo dos 12 HDs apreendidos do banqueiro, providência que está sendo adotada nos EUA. O ideal seria anular tudo o quanto antes).

A revista Veja, num patriotismo comovente, publicou a grave denúncia sobre escutas ilegais empreendidas pelo delegado. Ocorre que não teve a mínima preocupação em ouvir Protógenes. Os jornalões repercutiram. A Globo dedicou mais de três minutos do Jornal Nacional para alardear o escândalo. Nenhum espaço foi dado ao acusado.

A OAB, ignorando solenemente o disposto no art. 5º, LV e LVII, da CF, acata de plano como integralmente verídicas as informações de Veja, em razão do que se manifesta favorável à prorrogação da CPI dos Grampos e à fixação de controle externo à Polícia Federal.

Surtirá efeito o factóide da vez? Esperamos que não.

E que a decifração/divulgação do conteúdo dos 12 HDs funcione como o socorro, na hora fatal, a cargo da Sétima de Cavalaria.

Nenhum comentário: