sábado, 23 de agosto de 2025

DESTAQUES DA PIAUÍ

.
Principais Destaques da Revista Piauí


Um desbloqueio irregular permitiu o desconto na folha de 30 mil aposentados e pensionistas em 2022, sem que eles tivessem solicitado. O episódio, revelado em um relatório obtido pela 
piauí, é semelhante ao que resultou na demissão do presidente do INSS no governo Lula. As evidências de que esse tipo de irregularidade já ocorria no governo Bolsonaro podem alterar a linha do tempo das investigações.  -  ("Sob Bolsonaro, INSS rasgou regra antifraude e beneficiou sindicato").


Os diálogos obtidos pela Polícia Federal comprovam duas coisas: que Bolsonaro participou ativamente da coação ao STF e que a anistia nunca foi pensada para as senhorinhas do 8 de janeiro. As mensagens, além disso, ajudam a esclarecer a falsa polêmica sobre a “liberdade de expressão” do ex-presidente.  -  ("Uma chantagem para 'resolver tudo'").
 

O governo, a imprensa e os presidentes da Câmara e do Senado foram pegos de surpresa com a vitória da oposição na CPMI do INSS. A articulação de deputados bolsonaristas começou no dia anterior, numa reunião a portas fechadas que varou a madrugada. O resultado foi uma das piores derrotas do governo até aqui no Congresso. Leia os bastidores desse episódio e o que ainda está por vir.  -  ("Ficaram igual a barata tonta").


Muito antes do Brasil, o país asiático já sofria com o descontrole das emendas parlamentares. Até agora, foi incapaz de resolver o problema – e o Brasil tem seguido à risca esse roteiro malfadado.
  -  ("As Filipinas são aqui").


Aficionados se reúnem em uma jornada para derrotar a “mentira francesista” em torno de Carlos Gardel. Trata-se da versão – difundida como verdadeira há décadas – de que o mais famoso cantor de tango, nome incontornável da cultura argentina, nasceu em Toulouse, na França, sob o nome de Charles Romuald Gardés. Agora, um grupo de especialistas tenta provar que a história é bem diferente: segundo eles, Carlos Gardel é filho de um incesto no Uruguai.  -  ("Milonga sem fim").

Nenhum comentário: