domingo, 8 de junho de 2025

ANITA MALFATTI: DORA E A NUA

 .
Descoberta é de professores da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)


N'O Liberal,

O retrato com o sorriso de Dora, parente da pintora Anita Malfatti (1889 - 1964), encobre uma pintura feita antes em que uma mulher posa nua. A descoberta é de professores do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (Cecor), da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Eles agora querem descobrir se Dora é a mulher que posou nua para pintora paulista em 1934.

No quadro oficial, Dora, que era parente de Malfatti, aparece na pintura com um vestido claro, de mangas bufantes e sem decote. Pesquisadores utilizaram equipamentos de raio-x e infravermelho para descobrir outra pintura debaixo da Dora.

"Nós conseguimos identificar uma outra obra, uma outra pintura feita por trás dessa. Identificamos que tem uma moça deitada aqui, nua, por trás dessa pintura. Conseguimos reparar a cabeça dela, o braço, o corpo, outro braço e a perna. Até os pés a gente consegue ter uma vaga noção de como foi feito, como foi desenhado o esboço dela", explicou Lucas Cotta, programador da IFRJ. 

Para que os pesquisadores pudessem ver mais claramente o desenho escondido, o quadro passou por um exame no aparelho chamado de IRR, que usa a radiação infravermelha refletida na imagem. Esse aparelho foi fornecido pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

A obra de arte também passou por exames no Macro XRF, um equipamento que analisa os elementos químicos presentes na pintura. (...).

(Para ler a matéria na íntegra, clique Aqui).

Nenhum comentário: