segunda-feira, 11 de novembro de 2019

BOLÍVIA GOLPEADA

Genildo. 
Ribs.
....


O Que Já Se Divulgava Há Tempos:

JULHO 2017 

Bolívia planeja ofensiva para explorar lítio

Num mundo cujo futuro deverá ser movido por baterias, o lítio emerge como uma das matérias-primas mais importantes da economia internacional e já é tido como um dos potenciais substitutos do petróleo.
Essa projeção está levando a Bolívia, considerada o país com as maiores reservas mundiais do metal, a manter o lítio sob rígido controle estatal. O presidente Evo Morales enxerga um futuro próspero para o país e aposta no veloz aumento do preço global do valioso recurso.
"Vamos desenvolver uma imensa indústria de lítio. Mais de 800 milhões de dólares já foram colocados à disposição", disse Morales à agência de notícias alemã DPA.
O lítio é o metal mais leve e menos denso entre os elementos sólidos. Por causa de sua leveza e da capacidade de recarregamento, é o principal ingrediente de baterias de lítio-íon, atualmente considerada a melhor tecnologia disponível para abastecer uma imensa diversidade de produtos, incluindo celulares e carros elétricos.
Segundo artigo publicado no início de 2016 pela revista britânica The Economist, o preço internacional do carbonato de lítio puro, um dos elementos usados na produção de baterias, quase dobrou entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, subindo para 13 mil dólares por tonelada. Esse pico num espaço tão curto de tempo estimulou várias empresas ao redor do mundo a correr atrás de reservas de lítio.
Acredita-se que os desertos de sal na Bolívia contenham milhões de toneladas de lítio ainda inexploradas. De acordo com a US Geological Survey, o principal instituto de estudos de topografia e recursos naturais dos EUA, só o Salar de Uyuni – a maior salina do mundo e principal atração turística da Bolívia – contém nove milhões de toneladas de lítio, mais de um quarto das reservas mundiais conhecidas. No total, estima-se que o país possua cerca de metade do lítio do planeta. Alguns especialistas até sugerem que a Bolívia poderá se tornar "a Arábia Saudita do lítio". (...).  -  (Fonte: DW - Alemanha - Aqui).
........
Resumo:
Venezuela, número um do mundo em reservas de petróleo (300 bilhões de barris); Bolívia, a Venezuela do lítio... (e nem é preciso falar no gás natural!).

................
."BOLÍVIA: ÁUDIOS MOSTRAM INTENÇÃO DE GOLPE DE ESTADO CONTRA MORALES"  
A revelação foi feita em matéria publicada no site costarriquenho El Periodico, que pode ser acessada aqui. Informações da imprensa local dizem que o plano para desestabilizar a Bolívia foi coordenado da Embaixada dos Estados Unidos na Bolívia, e cita os senadores norte-americanos Ted Cruz e Marco Rubio (ambos do Partido Republicano), a quem assinalam ter contato direto com a oposição boliviana na estratégia de derrubar Morales. (...) - Aqui.

Nenhum comentário: