quarta-feira, 23 de agosto de 2017

O BRASIL NO CENÁRIO EXTERNO


"A irrelevância brasileira no cenário externo internacional andou para trás. Agora, mais do que cachorros mortos no cenário geopolítico internacional, somos motivo de piada. E há razões para tal.
A 2ª feira (21.ago.2017) amanheceu com uma advertência da Bolívia: fechará a fronteira com o Brasil entre meia noite e 6h da manhã, todos os dias, por um mês, porque há risco de facções ligadas ao PCC (Primeiro Comando da Capital) saírem daqui para resgatar presos, sobretudo criminosos ligados ao narcotráfico, em território boliviano. Outrora nação a ser seguida no subcontinente sul-americano, passamos a ser um problema para nossos vizinhos.
Também nesta 2ª o jornal Folha de S Paulo traz em sua página 3 um impensável artigo de Michel Temer saudando a visita de Estado a Brasília do presidente do Paraguai, como se houvesse relevância capital em evento antes rotineiro e aborrecido. Outrora vistos como prepostos a tocar a 28ª unidade da federação brasileira, uma vez que a indústria e o comércio locais eram totalmente dependentes do sabor das ondas brasileiras, presidentes paraguaios deixaram de ser levados a sério no Itamaraty desde o 2º Império. Horácio Cartes, especificamente, atual mandatário do Paraguai, eleito na esteira de um golpe de Estado, é ele mesmo dono do maior fabricante guarani de cigarros –e, como se sabe, a indústria paraguaia de cigarros destina quase toda a sua produção para o mercado negro do contrabando para o Brasil.
Há uma guerra civil prestes a explodir em nossas franjas, na Venezuela. Agora, não só o Estado brasileiro sequer foi chamado a mediar o conflito, como aconteceu nos anos 1990, antes da ascensão de Hugo Chávez ao poder, e também na última década, como dessa vez Estados Unidos, Rússia e China ensaiam ações pró e contra o governo local que se desintegra. Brasília não é foro nem de diálogos laterais acerca do conflito.
O vice-presidente norte-americano Mike Pence visitou na última semana as Américas Central e do Sul. Esteve no Panamá, no Peru, na Colômbia, no Chile e na Argentina. Ignorou o Brasil, por irrelevante e instável. Estabeleceu diálogo direto com os chefes de Estado de todos os países por onde passou, criando uma ponte necessária para uma Casa Branca habitada por um líder extremista e tosco como Donald Trump, e mediu a temperatura para ações mais ou menos pragmáticas quando eclodir o inevitável conflito venezuelano. Brasília, o Itamaraty e Temer, ignorados por Pence, deram a dimensão microscópica de nossa diplomacia no conflagrado mundo contemporâneo.
O nanismo brasileiro na cena internacional é reflexo direto dos eventos ocorridos aqui nos 2 últimos anos –sobretudo da desqualificação do debate político interno, do acirramento ideológico e do livre pensar de uma direita obtusa e troglodita. Tudo isso culminou com a entrega do comando do Ministério das Relações Exteriores ao raivoso e sombrio Aloysio Nunes Teixeira, senador pelo PSDB de São Paulo que deixou uma velha alma amargurada tomar o lugar, em sua mente brilhante, do militante e do político de resistência democrática que ali existiram até o final do século passado.
Quando o Brasil assiste inerte à armação de um teatro de operações de uma guerra civil em sua borda norte, fica impotente ante à notícia de que a Bolívia fechará suas fronteiras à noite para impedir o ingresso de criminosos de cá para lá e celebra a visita protocolar do presidente paraguaio como se fosse um gol diplomático, há que se constatar: cumprimos nossa sina de Nação-caranguejo: andamos na lama, e em marcha à ré."



(De Luís Costa Pinto, post intitulado "Na lama, Brasil anda em marcha à ré e vira irrelevante no mundo", publicado no site Poder360 - aqui. Jornalista, Pinto trabalhou em publicações como Veja, Folha e O Globo.
De fato, a imagem do Brasil sofre abalos, inclusive, como se constata, na área diplomática. Ecos, certamente, do impeachment. Relativamente aos nossos vizinhos, a expectativa era de que o País passaria a exercer alguma influência após haver passado a liderar o Mercosul - Mercado Comum do Sul. Mas, pelo que relata o jornalista, isso não acontece. 
Ao lado disso, novas decisões, digamos, polêmicas, a exemplo desta, de quando em quando aparecem: "Temer extingue reserva e libera mineração próxima a tribos e área ecológica" - aqui).

ADENDO
A propósito da parte final do comentário acima...


A Change.org acabou de começar uma enquete no Facebook. Você é contra a redução da floresta amazônica? Pois saiba que desde o começo do ano, o governo do presidente Michel Temer avalia aprovar projetos para reduzir a área protegida da floresta. Clique, compartilhe e vote: http://bit.ly/Floresta-Amazonica Dê uma curtida na página da Change.org no Facebook para ver mais sobre mobilizações a favor...

Nenhum comentário: