sábado, 26 de agosto de 2017

ESTÁ ACABANDO, ENFIM, O MISTÉRIO DO MYWEBDAY DA ODEBRECHT


Moro recebe arquivo da Odebrecht que Lula quer acessar

Do Jornal GGN

Enfim, está acabando o mistério, diz a jornalista Mônica Bergamo nesta sexta (25), após o juiz Sergio Moro ser comunicado pela turma de Deltan Dallagnol que a Odebrecht entregou algumas cópias do material contido no sistema MyWebDay, utilizado pela empresa para registrar pagamentos de propina.
Há algumas semanas, Dallagnol havia afirmando que não tinha acesso ao sistema porque a Odebrecht ainda não havia cumprido essa parte do acordo de colaboração. A revelação foi feita após a defesa de Lula pedir para conhecer o software. Na visão dos advogados do ex-presidente, é possível utilizar esses arquivos para provar que Lula nunca foi destinarário de propina.
"O conteúdo teria sido extraído por autoridades da Suíça em servidor da Odebrecht hospedado naquele país e repassado à empreiteira. A empresa entregou também, no dia 8 de agosto, segundo Dallagnol, cópia de dispositivos de acesso de usuários do sistema. Até então o material era tido como indevassável", comentou Bergamo.
"Depois de instado pelo juiz Sergio Moro, que determinou comunicação imediata em caso de acesso ao arquivo-bomba, o Ministério Público Federal entregou o material. Os procuradores informaram ao magistrado que só recentemente receberam o seu conteúdo", acrescentou.  -  (Aqui).
................
Em dois posts publicados dias atrás, este blog destacou o assunto. O mais recente: "OS SEGREDOS DO MYWEBDAY DA ODEBRECHT, PARTE 2" - aqui
Cumpre saber se os documentos entregues são infensos a seletividade...
Quanto ao pedido da defesa do ex-presidente, vale lembrar:

..."Eis que ontem, 17, a defesa do ex-presidente informou haver ingressado em Juízo com "... um pedido junto ao juiz Sergio Moro para obrigar a equipe do procurador Deltan Dallagnol a revelar as mensagens trocadas com o Ministério Público suíço a respeito do sistema MyWebDay, usado pela Odebrecht para registrar pagamentos de propina. Na nota, o advogado Cristiano Zanin levanta suspeitas sobre a história de que a turma de Dallagnol 'não teve acesso ao sistema porque a Odebrecht perdeu a chave'.
De acordo com o informe, a Odebrecht e o MPF só deram a desculpa de que não têm mais acesso à íntegra do material que foi encontrado na Suíça 5 dias após a defesa de Lula pedir para conhecer as informações que constam no sistema. (...)".  

(Para continuar a leitura do post "ODEBRECHT SÓ DISSE QUE PERDEU CHAVE DE SISTEMA DE PROPINA APÓS LULA PEDIR ACESSO", originalmente publicado no Jornal GGN, clique AQUI)."
................
E assim segue, disciplinada e persistentemente, a busca da verdade verdadeira. 
....
ADENDO EM 19.08: O juiz Sérgio Moro negou acolhimento ao pedido em questão aqui."

................
Agora, vê-se, ao contrário do que teria sustentado o MPF, o acesso 'à íntegra do material' existe. Como dizia o lendário João Saldanha: Vida que segue.

Nenhum comentário: