segunda-feira, 24 de agosto de 2015

UM POUCO DE HISTÓRIA: O BRASIL NA SEGUNDA GUERRA

                            Roosevelt com Vargas em Natal-RN - 1943

Há 73 anos, Brasil declarava guerra à Itália e à Alemanha

Por André Araújo

Em 22 de agosto de 1942, o governo brasileiro declara estado de beligerância com a Alemanha e Itália, depois de ter rompido relações em 28 de janeiro do mesmo ano. A causa da declaração foi o afundamento de seis navios brasileiros na semana, com perdas de 600 vidas. A declaração de guerra transforma o Brasil em um dos Aliados contra as potências do Eixo e como consequência inicia a preparação de duas divisões de infantaria com artilharia e aviação de apoio a serem enviadas ao teatro europeu.
Por conta da aliança com os EUA e Inglaterra, o Brasil recebe a visita do presidente Franklin Roosevelt que assina acordos de cooperação, de cessão de equipamentos bélicos, de apoio industrial e de materiais estratégicos complementares e de cessão de bases aeronavais em Belém, Natal e Recife, bem como se ajusta à cooperação da Marinha do Brasil no patrulhamento do Atlântico Sul, infestado de submarinos alemães.
A declaração de guerra causa problemas internos no Brasil junto às grandes colônias italiana e alemã, submetidas a regras de vigilância, ao bloqueio de bens de firmas alemãs e italianas - depois também de japonesas.
O Brasil é o único País da América Latina a enviar tropas para a área de conflito e cria para si uma liderança única nas Conferências de Havana e do Rio de Janeiro, quando coordena uma ação comum por Aliados no Continente, contra a resistência especial da Argentina, neutra e pró-Eixo até março de 1945.
O Brasil sai da guerra como um País bem mais importante e atuante na cena internacional, com um peso diplomático que leva o Brasil a ser um dos fundadores da Organização das Nações Unidas, ato decidido na Conferência de Dumbarton Oaks em 1944. Terminada a guerra, o Brasil foi convidado a ser potência ocupante da Áustria, já no Governo Dutra, mandato do qual declinou por razões econômicas. (Fonte: aqui).

Nenhum comentário: