quarta-feira, 15 de agosto de 2012

OLIMPÍADA: PERSPECTIVAS BRASIL 2016


Em 2016, 25 medalhas

Por Clóvis Rossi

O Brasil ganhará no mínimo 25 medalhas nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

É o que diria quem acredita que estatísticas, um bom retrovisor obviamente sobre o passado, podem ser também um farol de milha, capaz de iluminar o futuro.

Explico: Jose Ursua, um economista da Goldman Sachs, mergulhou em dados de todos os Jogos Olímpicos da era moderna, ou seja, desde Atenas-1896, e verificou que ocorre o que ele chama de "efeito anfitrião".

O país-sede acaba ganhando pelo menos 50% mais medalhas. Como o Brasil levou 17 em Londres, só esse efeito lhe daria 25, sem considerar o esforço que o governo e a iniciativa privada certamente farão para evitar um papelão.

Deixo claro que levo estatísticas muito a sério, mas apenas como retrovisor.

Até porque o estudo de Ursua tem seus problemas. Diz ele que "os níveis de renda per capita estão fortemente associados com a conquista de medalhas". Londres desmente a teoria: a China tem baixo nível de renda per capita (está em algum posto perto do 100º lugar), mas foi segunda colocada em medalhas.

A Etiópia é campeã mundial de baixa renda per capita, mas, não obstante, conquistou sete medalhas em Londres, mais que emergentes como a África do Sul (6), o país mais rico da África, e a Turquia (5), país meio europeu.

Não é o caso, portanto, de sacralizar estatísticas e acreditar que o "efeito anfitrião" será suficiente para levantar a autoestima do brasileiro, danificada pelos Jogos de Londres, depois de um par de anos de crescimento. (...).

Passo por isso ao segundo ponto do estudo, que são os ganhos econômicos de ser anfitrião.
Nesse capítulo, Ursua ilumina pouco ou nada, pela simples e boa razão de que uma Olimpíada produz ganhos mensuráveis e outros intangíveis. Uma coisa é saber quando rendeu a venda de ingressos, quanto entrou por turismo ou pelas atividades comerciais direta ou indiretamente ligadas à competição.

Outras "são mais difíceis de quantificar" e "incluem quaisquer mudanças nos comportamentos sociais ou individuais que afetem os incentivos aos trabalhadores, o ambiente de negócios, a confiança das pessoas e, mesmo, as expectativas quanto ao futuro".

Ressalvadas as dificuldades de cálculos precisos, o Brasil, de todo modo, parte em desvantagem. "Um país com melhor infraestrutura física e capacidade de organização da segurança está, em tese, em melhor posição para minimizar os custos e maximizar os benefícios associados aos jogos".
Preciso dizer que, em matéria de infraestrutura, o Brasil não ganha medalha nem de lata? Em segurança, também estamos longe de padrões civilizados, mas suspeito que, durante os Jogos, tudo será feito, inclusive pôr o Exército na rua para garantir a tranquilidade dos visitantes e preservar a imagem do país.

Tudo somado, fica claro que, dentro e fora dos locais de competição, o Brasil terá que treinar duro para se dar bem em 2016. (Fonte: Folha de S. Paulo).

................
................
O articulista enfatiza a deficiência do Brasil em matéria de infraestrutura, mas esquece uma das consequências positivas da realização de uma Olimpíada: o incremento dos investimentos em infraestrutura.
Vejamos o que é ressaltado no post abaixo, para o Rio de Janeiro:

O legado que uma olimpíada pode deixar

Tenho acompanhado as obras visando a Rio-2016, esão indo de vento em popa. Finda a competição a cidade maravilhosa vai ficar mais linda e civilizada. Além do mais, as obras estão criando empregos e movimentando a economia da cidade.

Alguns dos impactos positivos para o futuro da cidade:

TransOeste

http://www.youtube.com/watch?v=l7Cksvu_nik

TransCarioca

http://www.youtube.com/watch?v=f6E4y7zJIFw

TransOlimpica

http://www.youtube.com/watch?v=9mT8KaHwGHk

TransMetropolitana

http://www.youtube.com/watch?v=5S2-L6MDgrE

Porto Maravilha I

http://www.youtube.com/watch?v=P5FVL9vfWm8

Porto Maravilha II

http://www.youtube.com/watch?v=PCd_z7ASqSE&feature=related

VLT

http://www.youtube.com/watch?v=j5A5FF_ok18

Derrubada da Perimetral

http://www.youtube.com/watch?v=nRqgl26NU9w&feature=related

Linha 4 Metrô

http://www.youtube.com/watch?v=U1Ta0iZBn9k

Museu do Amanhã

http://www.youtube.com/watch?v=eFMk41gBQsY&feature=fvwrel

Vila Olímpica

http://www.youtube.com/watch?v=nTK90nJbtwQ&feature=related

................
Fonte: aqui.

Nenhum comentário: