domingo, 26 de agosto de 2012

ASSANGE: PLANOS PÚBLICOS


Por descuido, vazam planos da polícia britânica para capturar Assange

Um oficial da polícia metropolitana de Londres (ou Met, como é conhecida no Reino Unido) revelou acidentalmente um plano para deter Julian Assange “sob qualquer circunstância” caso ele pise fora da embaixada do Equador. O policial desinformado foi fotografado segurando uma prancheta que detalhava possíveis formas pelas quais o fundador do WikiLeaks poderia tentar escapar do prédio onde se abriga há dois meses.

Os planos escritos à mão, capturados por um fotógrafo da Press Association enquanto o oficial esperava ao lado de fora da embaixada equatoriana (...), dizem que o australiano deve ser capturado caso surja em um veículo com imunidade ou mesmo em uma mala de correspondência diplomática. Houve também especulações de que Assange poderia ser “contrabandeado” para fora do prédio escondido em um pacote ou receber um cargo do Equador nas Nações Unidas para evitar sua prisão.

O guia de operações, marcado como confidencial, também alertava para a possibilidade de que simpatizantes do australiano pudessem tentar distrair a polícia e criar uma brecha para que Assange fuja. Outros detalhes das anotações, que estavam cobertos pelo braço do oficial que as sustentava, se referiam, aparentemente, a operações de rotina da embaixada e de uma possívlel necessidade de “suporte adicional” de uma agência conhecida como SS10. A Scotland Yard alegou não saber a que isso se refere. (Fonte: aqui).

................
A OEA, Organização dos Estados Americanos, acaba de oferecer apoio ao Equador relativamente ao caso Assange, tendo como base diretrizes do Direito Internacional. A Grã Bretanha, ao que se observa, permanece atenta aos humores do governo americano, que continua (aparentemente) mudo, o que é de uma eloquência ímpar. Quanto aos humores do Direito Internacional, no comments.

Nenhum comentário: