segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CRISTO DESFIGURADO



A sra. Cecília Gimenez, de 81 anos, tentou, por iniciativa própria, restaurar a obra "Ecce Homo", de Elías García Martínez, pintada no início do século XIX em um dos muros do santuário de Nossa Senhora da Misericórdia de Borja, de Zaragoza, Espanha. Dona Cecília foi terrielmente malsucedida, como se observa.

Dentro de 15 dias será conhecida a providência a ser adotada, e três possibilidades são consideradas: deixar a pintura como está (!), colocar por cima da obra um quadro do mesmo artista - que a família estaria disposta a doar - e levar a cabo a restauração.

Nesse meio tempo, o assunto caiu no picadeiro das redes: aplicativos permitem que se façam montagens/colagens as mais diversas. (Mais informações AQUI. Só pra constar: clicando no 'aqui', vai-se ao Uol... entretenimento!... Tsk, tsk, e pensar que houve um tempo em que temas da espécie figuravam em religião...).

Na opinião de Ailton Medeiros, titular de blog constante nos links, o afresco "tem tudo para se tornar ícone", bem como "poderá repetir Monalisa, de Leonardo da Vinci, que ficou famosa depois que sumiu do Louvre, em 1911."

Nenhum comentário: