terça-feira, 19 de abril de 2011

PALAVRINHA FULA


BULLYING? QUE É ISSO, COMPANHEIRO?

Por Ailton Medeiros
 
Promotores da Infância e Juventude de São Paulo querem que o bullying seja considerado crime. Um anteprojeto de lei elaborado por eles prevê pena mínima de um a quatro anos de reclusão, além de multa.

Quem não sofreu bullying que atire a primeira pedra. Até Ernest Hemingway, acreditem!

Na época da escola, havia um rapaz no time de futebol americano que batia no escritor todos os dias, durante dois anos. “Um dia eu cresci, dei-lhe uma temenda surra e ali encerrou-se a história”, confessa Hemingway em ”A boa vida”.

Isso não impediu que escritores bocós descrevessem a infância do autor de “Paris é uma festa” como um período infeliz e que isso teria motivado toda a sua atividade literária.

“Meu Deus, quando olho para minha infância não tenho lembrança de ter tido sequer um dia infeliz”, disse certa vez o escritor.

A propósito, em “Flanando em Paris”, Carlinhos Oliveira conta que Hemingway acordou em Madrid, um dia qualquer, e viu dois homens que o olhavam respeitosamente. O diálogo foi mais ou menos assim:

- Quem são vocês?

- Nós somos o repórter e o fotógrafo que telefonamos a você ontem à noite, marcando uma entrevista. Você combinou que ia chegar bêbado. E que nós poderíamos pegar a chave e entrar no seu quarto, e que então nós ficaríamos esperando que você acordasse. E é isso que estamos fazendo.

- Oh! – disse Hemingway. – Estamos em Madrid?

- Justamente.

- Em que dia do mês?

- Quatro de julho de 1952.

- Em que dia da semana?

- Terça-feira.

- Oh! Então vamos tomar um uisque imediatamente!

E imaginar que este homem sofreu bullying na infância!

Nenhum comentário: