quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O QUE AS NOTÍCIAS ESCONDEM


Em seu novo livro, o jornalista, biógrafo e escritor Ruy Castro desvenda o que as notícias escondem. "Crônicas para Ler na Escola" (editora Objetiva) reúne textos do colunista da Folha muitas vezes criados a partir de temas que parecem irrelevantes nos jornais, ao lado de notícias graves da ordem econômica mundial.

Da colônia de chatos que foi ao espaço nos pelos de um astronauta às experiências de clonagem de rãs sem cabeça, Ruy constrói crônicas nascidas do espanto - não com a última crise em Brasília, mas com a capacidade, por exemplo, de os chineses andarem de pijamas nas ruas durante o dia.

O olhar do repórter, sempre à procura do diferente, e a mão do cronista - a tecer saborosamente o fato mais prosaico - fazem do livro um revelar constante: a pesquisa absurda, o detalhe que passou despercebido no grande acontecimento.

As crônicas são elegantes, sem serem pretensiosas (...). A qualidade de texto e a defesa do português são suas marcas no combate ao que chama de "língua frouxa". "Ainda estou tentando entender por que `initialize`, em português, tornou-se `inicializar`, e não `iniciar`", anota.

Ou ainda: "De repente, jornais e revistas deram para escrever que tal livro é 'sofrível' querendo dizer que é péssimo, chatérrimo - que faz o espectador sofrer. Mas 'sofrível', como sabem os que não faltaram àquela aula, significa o contrário. É o que, não sendo grande coisa, ainda é suportável."

Palavras corrompidas, diz ele, tornam a língua pobre. "Com isso, produzem pensamentos frouxos e a vida vai para o beleléu." (Por Luiz Antonio Mello).

Um comentário:

Netto, de Deus disse...

Amigo Dodó, a corja agora se reune até altas madrugadas no Puteiro Nacional em Brasilia. Na pauta, o já quase pronto AI-5 Digital de autoria do pilantra fiadaputabaite Eduardo Azeredo, o pai do Mensalão mineiro. Tinha que ser tucano. Antes que o presidente(a) delete este monstrengo nazista, a população deveria tomar conhecimento e os milhões de blogueiros se organizem como se fosse uma nova eleição. Tem muito lixo espalhado por aí escondido e que a eleição não conseguiu varrer pro aterro sanitário.
O canalha que vai apertar o "enter" também é um tucano do Rio de Janeiro.