quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CONFISSÕES DE BUSH


O ex-presidente americano George W. Bush admitiu ter autorizado “técnicas duras de interrogatório” contra o suspeito de ser o mentor dos atentados de 11 de setembro de 2001 em seu livro de memórias, Decision Points, que será lançado na semana que vem.

Em trechos do livro obtidos pelo jornal The New York Times, Bush defende sua decisão, dizendo que quando a CIA (a agência de inteligência americana) o questionou se poderia submeter Khalid Sheikh Mohammed a um afogamento simulado, ele teria dito: “Com certeza”.

Para Bush, o interrogatório de Mohammed, capturado no Paquistão em 2003 e detido desde 2006 no campo de Guantánamo, ajudou a “salvar vidas”.
O governo americano chama a técnica de afogamento simulado de “interrogatório intensificado”, mas advogados dos presos e grupos de defesa dos direitos humanos dizem que ela é tortura e deveria ser proibida.
 (...)
O livro de memórias de Bush, de 64 anos, não traz um relato completo de sua Presidência nem comentários sobre o atual governo de seu sucessor, o democrata Barack Obama, mas está centrado em 14 grandes decisões tomadas pelo ex-presidente, entre elas a decisão de parar de beber e as decisões tomadas após os ataques de 11 de setembro de 2001. (Da BBC Brasil).

................
George Bush está recebendo US$ 100 mil por cada palestra motivacional que vem proferindo desde outubro do ano passado. Desconhece-se se entre as técnicas de motivação por ele ministradas consta o afogamento.

Nenhum comentário: