quarta-feira, 5 de novembro de 2025

SOBRE ZOHRAN MAMDANI, NOVO PREFEITO DE NOVA YORK

.
Uma nova era progressista para a cidade: de origem global a promessa de mudança na metrópole americana


O político americano Zohran Kwame Mamdani nasceu em Kampala, Uganda, em 18 de outubro de 1991, e desde então percorreu um caminho singular até se tornar prefeito eleito da cidade de Nova York. Mamdani é membro da Assembleia Estadual de Nova York pelo distrito 36, e concorreu à prefeitura com uma plataforma progressista.

Em suas próprias palavras, “lutaremos por uma cidade que funcione para vocês, que seja acessível para vocês, que seja segura para vocês”.

Mamdani é filho do acadêmico indiano-ugandês Mahmood Mamdani e da cineasta indo-americana Mira Nair, o que lhe conferiu um ambiente rico em debate político e cultural desde cedo.Seu nome do meio, “Kwame”, foi uma homenagem ao ex-presidente de Gana, Kwame Nkrumah.

Após morar em Uganda e África do Sul, a família mudou-se para Nova York quando ele tinha cerca de sete anos. Na cidade, cursou o ensino médio na prestigiada The Bronx High School of Science e, posteriormente, graduou-se em Africana Studies no Bowdoin College (Maine), em 2014. 

Antes de adentrar formalmente na política, Mamdani trabalhou como conselheiro de prevenção de execuções hipotecárias em Queens, atendendo famílias de baixa renda, o que ele aponta como motivador para sua entrada no serviço público.

Eleito em 2020 para a Assembleia do Estado de Nova York, representando o distrito 36 (Astoria, Queens), Mamdani se tornou um rosto emergente do progressismo urbano.

Em 2024, lançou sua candidatura à prefeitura de Nova York para as eleições de 2025, com uma plataforma ambiciosa focada em transporte gratuito, controle de aluguel, maiores impostos para os mais ricos e fortalecimento dos direitos sociais.

Seu posicionamento se caracteriza por identificar-se como “socialista democrático”, definição que ele mesmo adota, pautando-se por propostas de reforma estrutural na forma como a cidade opera.

Entre os pilares da campanha de Mamdani destacam-se:

Transporte público sem tarifa nas linhas de ônibus urbanas;

Congelamento dos aluguéis em unidades reguladas (“rent-stabilized”), e construção de 200 mil unidades de habitação acessível em dez anos; 

Imposto mais alto para grandes corporações e para pessoas que ganham acima de US$ 1 milhão por ano;

Educação infantil universal, supermercados de propriedade da cidade em cada distrito e foco em justiça econômica e racial. (...).

(Para conferir a matéria na íntegra e os artigos relacionados ao tema, clique Aqui).

.................................
Uma observação:

Mandani contou com o apoio do lendário Bernie Sanders, senador democrata defensor de causas progressistas, derrotado nas prévias eleitorais para a presidência da República.

Nenhum comentário: