.
(...)
Sobre a jornalista Nathalia Urban, permitimo-nos transcrever sucinta parte dos textos publicados neste Blog após sua morte, em estranho acidente ocorrido na Escócia, sua 'base' enquanto correspondente do Brasil 247:
Nascida em Santos, no litoral de São Paulo, Nathalia Urban se mudou para João Pessoa, na Paraíba, aos 15 anos. Iniciou seus estudos em Antropologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mas transferiu-se para São Paulo, onde cursou Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica (PUC).
Sua trajetória no jornalismo começou ainda na universidade, durante trabalhos de campo no curso de Ciências Sociais. Motivada pelo desejo de 'fazer a diferença', Nathalia decidiu migrar para o jornalismo. Em novembro de 2013, foi para Londres, na Inglaterra, em busca de novas oportunidades.
Durante seu período em Londres, começou a se envolver com movimentos progressistas. Enquanto trabalhava como recepcionista em um salão de beleza, enfrentou preconceito por causa de seu sotaque, mas esse episódio a aproximou de figuras importantes, como um membro do Movimento de Independência da Escócia. A partir daí, começou a se engajar com ativistas e coletivos de causas progressistas.
Cerca de três meses depois, Nathalia se mudou para a Escócia, onde seu interesse pelo imperialismo britânico começou a florescer. Com o passar do tempo, especialmente durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, seu foco se voltou para a América Latina, o que a levou a se aproximar da imprensa progressista e consolidar sua carreira no jornalismo."
....
Nathalia Urban, jornalista completa, deixa muita saudade.
....
Lutadora pela liberdade de todos os povos, Nathalia deixa um exemplo de humanidade e compromisso com o jornalismo
A jornalista Nathalia Urban, correspondente da TV 247 no Reino Unido, infelizmente não resistiu aos ferimentos e partiu no dia de hoje, na cidade de Edimburgo, na Escócia (leia Aqui).
Nascida num dia de Natal, em 1987, ela sempre demonstrou total compromisso com a luta das mulheres, dos imigrantes e de todos os povos oprimidos do mundo. Internacionalista, a jornalista criou o programa Veias Abertas, na TV 247, para abordar as lutas dos povos latino-americanos. Outra causa à qual ela se dedicou com paixão foi a luta do povo palestino.
Em 23 de setembro de 2021, ela foi entrevistada para a série "Grandes Jornalistas", produzida pela TV 247. No depoimento, ela fala sobre sua trajetória pessoal e profissional (Confira AQUI).
Nathalia era também uma presença constante no "Bom dia 247", trazendo sempre comentários internacionais altamente qualificados. Ao lado do jornalista Brian Mier, ela também ancorava o programa Globalistas. Nathalia deixa um legado de combatividade, empatia e luta por todos os povos oprimidos do mundo. Num último gesto de humanidade, seus órgãos serão doados.
Somos extremamente gratos por ter tido a oportunidade de desfrutar de sua companhia e de seu conhecimento ao longo de todos esses anos. Muito obrigado, amiga! Estamos em luto e consternados.
Nathalia Urban, sempre presente! - (Aqui).
................
Deste Blog:
Não que os demais fossem menos incisivos, mas quando víamos que Nathalia estava presente (no Globalistas ou Bom Dia ou qualquer outro) sabíamos que a performance dela seria o diferencial. E era mesmo!
Que todas as circunstâncias sobre a morte de Nathalia sejam esclarecidas.
Repouse em paz, querida Nathalia Urban.
....................................
MATÉRIAS PUBLICADAS NESTE BLOG EM SETEMBRO DE 2024.


Nenhum comentário:
Postar um comentário