No DCM:
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) decidiu cancelar a apresentação do jornalista e escritor Eduardo Bueno, marcada para (hoje) em Porto Alegre.
O espetáculo, intitulado “Brasil: Pecado Capital”, tinha como proposta narrar a história das três capitais brasileiras — Salvador, Rio de Janeiro e Brasília — e discutir como a construção do poder nacional sempre esteve ligada a esquemas, desvios e superfaturamentos.
A censura ocorreu após declarações de Bueno sobre o assassinato do ativista de extrema-direita estadunidense Charlie Kirk, morto no dia 12 de setembro de 2025.
Em vídeo divulgado nas redes, o historiador disse que era “terrível um ativista ser morto por ideias, exceto quando é Charlie Kirk” e que “foi bom para suas filhas”. As falas provocaram reações imediatas de políticos e influenciadores “conservadores” e motivaram a rescisão do contrato para realização do evento. (...).
(Para continuar, clique Aqui).
................
Vi a live do Eduardo, gaúcho, na qual ele informa sobre a apresentação (cancelada) que faria na PUCRS, que por sinal não seria inédita, visto que já aplaudida em outras capitais. Observa-se que a pauta do espetáculo passa a milhas da radicalização, o que permite dizer que a PUC, ao cancelar o evento, visou mesmo foi prevenir incidentes em face do apresentador. O Kirk era mau caráter, supremacista, racista e o que mais se possa imaginar, mas a atitude de meu amigo Eduardo não pareceu feliz.

Nenhum comentário:
Postar um comentário