segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

PREVISÕES DE BABA VANGA PARA 2025 SÃO ASSUSTADORAS, MAS... ELA PREVIU MESMO?

.
Anualmente, veículos de mídia falam a respeito das supostas previsões de vidente búlgara falecida em 1996; o fato é que ela não deixou nada registrado


Por Glauco Faria (Cultura/Fórum)

O fim dos tempos começará em 2025, com um conflito na Europa que devastará a população do continente. A previsão teria sido feita pela vidente búlgara Baba Vanga, falecida em 11 de agosto de 1996, aos 84 anos.

Segundo o EuroNews, o ano também terá eventos naturais catastróficos, incluindo a erupção de vulcões adormecidos e inundações maciças, além de um terremoto na costa oeste dos EUA.

Mas nem tudo é desgraça: Baba Vanga também teria previsto que os cientistas avançarão no que diz respeito aos órgãos cultivados em laboratório, revolucionando a área de transplantes. Além disso, ela previu que o tratamento do câncer pode evoluir possivelmente até uma cura.

Se você pesquisar, no entanto, verá outras possíveis previsões. Mas de onde elas vêm, já que Baba Vanga era analfabeta e não deixou registros escritos?

Quem Disse?

Conhecida como “Nostradamus dos Bálcãs”, ela perdeu a visão aos 12 anos em meio a uma tempestade e sua fama de conseguir prever o futuro a levou a ser procurada por líderes políticos, intelectuais e cidadãos comuns durante boa parte de sua vida em Petrich, na Bulgária, onde se estabeleceu após se casar.

Viktoria Vitanova-Kerber, acadêmica especializada na vida mística entrevistada nesta matéria do Colitco, dá conta de que as habilidades psíquicas da vidente teriam surgido durante a Segunda Guerra Mundial, quando ela teria ajudado pessoas a localizar soldados desaparecidos.

O problema, segundo a pesquisadora, é que nenhuma das previsões de Baba Vanga está documentada. “Ela não era alguém que mantinha diários ou registrava suas profecias”, disse ela. “Quase não há registros escritos do que ela realmente disse, tornando impossível verificar essas alegações.”

A pesquisadora acredita que muitas dessas supostas previsões vêm de pessoas que visitaram Baba Vanga enquanto ela estava viva. “Anos depois, esses indivíduos relembram novos detalhes, dizendo: 'Oh, ela me contou isso e aquilo'”, explicou. Por exemplo, se Baba mencionasse “uma grande doença” durante uma leitura, as pessoas agora poderiam presumir que ela estava prevendo a covid-19, que dizem ter sido prevista por ela.

Vitanova-Kerber chama a atenção para outro ponto: as predições de Baba Vanga durante sua vida foram principalmente pessoais, feitas de acordo com o que a pessoa que a procurava queria saber. “Após sua morte, as pessoas começaram a interpretar suas palavras por uma lente política”, apontando para o uso de sua imagem em especial na Rússia.

Como ressalta a pesquisadora, as ditas previsões falam mais da natureza humana do que de quaisquer habilidades psíquicas. “No final do dia, nunca saberemos com certeza o que ela realmente disse.”  -  (Fonte: Rev. Fórum - Aqui).

Nenhum comentário: