segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

POSSE DE LULA ESTAMPA CAPA DO NEW YORK TIMES E JORNAL ALERTA PARA O RISCO DE PRISÃO DE BOLSONARO

.
Além do mais importante jornal estadunidense, o início do novo governo também foi destaque em outras publicações internacionais.


Da Revista Fórum
A posse do presidente Lula (PT), ocorrida neste domingo (1), reverberou não apenas no Brasil, mas também em vários cantos do mundo e os símbolos brasileiros utilizados durante cerimônia estamparam as principais publicações mundo afora.

Tal repercussão internacional da vitória de Lula já podia ser medida pelo número de comitivas internacionais presentes para a sua posse: Foram mais de 16 chefe de Estado e mais de 120 delegações, número comparável apenas com as Olímpiadas 2016.

Dessa maneira, a capa do jornal New York Times, a publicação mais tradicional dos EUA, foi dedicada ao presidente Lula com uma foto no centro da capa do jornal com o momento em que o presidente sobe a rampa com os representantes da diversidade social brasileira.
 
Diz o título do NYT: “Brasil instala Lula como Líder; perdedor está ausente”. Em sua linha fina, a publicação atenta para o fato de que Bolsonaro corre o risco de ser preso: “Bolsonaro está na Flórida enquanto as investigações aumentam”.

A matéria do NYT destaca os vários simbolismos presentes na posse de Lula e a reviravolta na vida política do novo presidente do Brasil. A reportagem também dedica boa parte do texto para tratar do futuro de Jair Bolsonaro, as várias investigações que correm contra ele e termina de forma debochada: “está escondido na Florida a poucos minutos de distância da Disney World”.


O espanhol El País também dedicou a sua capa desta segunda-feira (2) à posse de Lula com uma foto onde o presidente surge no Rolls Royce ao lado de sua esposa, Janja Silva. "Lula promete reconstruir Brasil sobre as ruínas de Bolsonaro", diz a chamada do jornal.
 

O jornal francês Le Monde foi outra publicação de grande importância no Ocidente que também destacou em sua capa a posse de Lula. "Empossado, Lula diz que vai ser o presidente da união", diz o semanário mais tradicional da França.  -  (Aqui).   

................
Enquanto isso, "Bolsonaro não reconhece derrota para Lula e mantém status de presidente do Brasil" - Aqui -, ou seja, vai amolar um bocado ainda.

Nenhum comentário: