quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

SOBRE A ENTREVISTA DE LULA A NATUZA NERY

.
A íntegra está Aqui.


“Fiquei com a impressão que era o começo de um golpe de Estado. Me dava a impressão de que Bolsonaro sabia de tudo o que estava acontecendo e esperava voltar para o Brasil na glória de um golpe (...)."
....

"A inteligência não existiu. Se eu soubesse que havia movimentação para esse tipo de ação, teria ficado em Brasília.”

"Nós temos inteligência do GSI, da Abin, do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, ou seja, a verdade é que nenhuma dessas inteligências serviu para avisar ao presidente da República que poderia ter acontecido isso. Se eu soubesse na sexta-feira que viriam oito mil pessoas aqui, eu não teria saído de Brasília. Eu saí porque estava tudo tranquilo".
....

“O importante é despolitizar as Forças Armadas. O soldado, o sargento e o coronel são do Estado. Não é o ‘Exército do Lula’ ou ‘do Bolsonaro’, eles têm que defender a Constituição. Quero conversar com eles.”

"Todos (os) que participaram do ato golpista serão punidos. Não importa a patente, não importa a força (de) que ele participe. Terão que ser afastados das suas funções e vão responder perante a lei"
....

"Nós temos que defender a democracia, o melhor regime que existe, mas que só será respeitado pelo povo quando ninguém estiver passando fome, houver emprego e paz"

"Estou chamando os comandantes para conversar, porque a primeira vez que eu conversei com os comandantes eu discuti o fortalecimento da indústria de defesa nesse País. Pedi para que cada força me apresentasse a dificuldade que eles estão vivendo do ponto de vista da estrutura funcional".  /   "precisamos ter Forças Armadas preparadas e fortalecidas para que a gente cumpra a Constituição, a defesa do povo brasileiro contra qualquer possível ataque externo",
................

(Os tópicos em negrito foram extraídos da Fórum, Aqui; os demais, do site Brasil 247, Aqui).

O, digamos, espanto de alguns ante a desenvoltura de Lula certamente causou enorme mal estar. O general Etchegoyen, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional de Michel Temer - na gestão do general Augusto Heleno abarrotado de bolsonaristas -, não suportou a independência do Presidente (leia Aqui), o que suscitou até comentário em vídeo:

.Click Política:
General de Temer 'ameaça' Lula
após entrevista a Natuza Nery ............. Aqui.

Resumindo: Lula falou e disse.

Nenhum comentário: