terça-feira, 25 de maio de 2021

O NEGACIONISMO ENXERGA O CHÃO


"
Cedo ou tarde, a realidade pune quem a ignora. Para o governo, a julgar pelo comportamento da semana passada, sob a pressão da CPI da Covid-19, deve ser cedo.

Negar a realidade jamais funciona. Você pode negar que existe a gravidade e pular de um prédio. Ou mandar os outros pularem. Vai levar um tempo para todos verem a verdade, mas, por mais que se negue, não é difícil entender por que a realidade apresentada pela gravidade é mais forte que qualquer manipulação.

Na política e na sociedade, a lei da realidade pode ser menos visível, porque seus efeitos não são físicos, como um corpo que cai. Mas o poder da realidade não deixa de ser absoluto. O resultado, também.

Na semana passada, o Brasil continuou assistindo ao show de negação da realidade, que beira ao surreal, ou à desfaçatez. O ex-ministro da Saúde, o general Pazuello, integrante das Forças Armadas, que preza a imagem de instituição confiável, foi ao Congresso para negar o óbvio.

Ele, que ficou famoso pela frase “um manda, o outro obedece”, disse agora que o presidente Jair Bolsonaro nunca lhe deu ordens. A mentira deslavada pode ser uma arma da política. A auto-imolação, do fanatismo religioso. É inédito vê-las combinadas num militar, que talvez confunda sua situação com algum tipo de sacrifício heroico, ou a falta de opção de um assalariado.

O fato e que nada mudou e o governo segue sob os auspícios negacionistas do presidente Bolsonaro, para quem aquele que fica em casa não passa de “idiota”, segundo declarou, também semana passada.

Nessa toada, o Brasil deixou de fazer parte da cúpula mundial para o controle internacional da pandemia, da qual o presidente poderia ter participado sem mesmo sair do Palácio, já que era um evento online. Continuamos uma ilha irracional num mundo onde as coisas, mesmo com inteligência, bom senso e solidariedade, já não estão fáceis.

O resultado da realidade, no terreno antes impalpável, vai se tornando tragicamente visível. Com o boicote federal à vacinação e as medidas sanitárias, estamos nos aproximando da marca trágica de quase meio milhão de brasileiros mortos na pandemia. O atraso permite a gestação de variantes do vírus – o que continua a colocar em risco mesmo os vacinados.

Não é só isso. Bolsonaro critica a economia, como se o governo não fosse dele. Joga a crise para os governadores, a pandemia, qualquer coisa que lhe tire a responsabilidade pelos mais de 14 milhões brasileiros formalmente desempregados. Sem falar no resto, que nem esperança de encontrar emprego formal tem mais.

Milagre, Bolsonaro conseguiu a façanha de ressuscitar politicamente o ex-presidente Lula, que se apresenta agora como o neutralizador da bomba social armada neste país. E o presidente dá sinais de que, contra Lula e o “caos”, gostaria de invocar as Forças Armadas para um ato de força, de modo a ficar no poder a qualquer preço. É difícil dizer, pelas falas de Bolsonaro, se ele tem um plano concreto ou se trata de uma simples delusão.  -  (Nota deste Blog: Delusão: ilusão, alheamento, delírio. desvario).

A negação não oculta a incompetência, nem evita seus resultados. Quanto maior a negação, maior a incompetência, e vice-versa – e maior o tombo, no final. Este governo, como corpo em queda, já vai enxergando o chão.

Se fosse só o governo, o final disso tudo seria um bom castigo. O problema é que, com ele, caímos todos juntos."




(De Thales Guaracy, texto intitulado "O negacionismo enxerga o chão", publicado  no Poder 360 - Aqui - e que se afigura oportuno em face da superação, nesta data, da trágica marca de 450 mil mortos no Brasil por covid-19).

Nenhum comentário: