segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

DA DESOLAÇÃO EM FACE DO COMBATE AO CORONAVÍRUS

.
"...a falta de uma coordenação centralizada com regras válidas para o país inteiro gerou essa confusão de grupos e de pessoas que subvertem a ordem prioritária e confundem a população, incapaz de entender porque em cada cidade a vacinação chega para uns e não para outros".
................
Coordenação Centralizada. Eis aí o requisito fundamental, básico, insubstituível, indispensável para a realização de uma missão que se pretenda eficaz em qualquer país, quanto mais em um país continental. E é exatamente a ausência do citado requisito que põe por terra a estratégia do Governo Federal de tentar eximir-se de responsabilidade pelo quadro que se está a ver no Brasil da pandemia. 'A culpa é do STF, que cassou nossas prerrogativas!' 'Os estados e municípios é que devem responder pela situação', 'Fizemos a nossa parte: repassamos bilhões de Reais para eles, eles que se expliquem!' Mas o fato é que o rol de desculpas esbarra na Falta de Coordenação Centralizada. Ou alguém acha que STF, OMS, ONU ou Tribunal Penal Internacional iriam cair nessa?!

Brasil 247:

Drauzio Varella: Vacinação Contra Covid-19 É Uma Bagunça E Ministério Da Saúde Está Nas Mãos De Amadores

Em sua coluna publicada no jornal Folha de S.Paulo, o médico Drauzio Varella afirma que a vacinação contra o coronavírus no Brasil virou uma "bagunça". De acordo com o médico, "sem autonomia para coordenar a estratégia de vacinação", o Programa Nacional Imunizações (PNI) "houve por bem pulverizar pelo país as poucas vacinas existentes, como se a epidemia ameaçasse todos os municípios com igual virulência". 

"Ao lado desse equívoco, facultou a estados e municípios a adoção dos critérios para estabelecer prioridades, de acordo com as realidades locais", continua Varella.     

Segundo o médico, "a falta de uma coordenação centralizada com regras válidas para o país inteiro gerou essa confusão de grupos e de pessoas que subvertem a ordem prioritária e confundem a população, incapaz de entender porque em cada cidade a vacinação chega para uns e não para outros".    

Varella constata amargamente: "Profissionais formados em psicologia, biologia, veterinária, educação física, além de trabalhadores da área da saúde que nem sequer chegam perto dos doentes com Covid, são vacinados antes das mulheres e homens com mais de 80 anos. Enquanto nos entretemos com as imagens dos telejornais que mostram senhoras e senhores de 90 anos, infantilizados pelo repórter que lhes pergunta se estão felizes com a vacina, passa a boiada dos mais jovens que furam a fila.    

Tem cabimento vacinar veterinários, terapeutas, personal trainers, escriturários de hospitais, antes dos mais velhos, que representam mais de 70% dos mortos? É justo proteger essa gente antes dos professores, dos policiais e de outras categorias mais expostas ao vírus?"       

Ele conclui com uma crítica direta ao governo Bolsonaro: "Que azar. Quando o Brasil mais precisava de técnicos treinados para executar a difícil tarefa de vacinar seus habitantes, única forma de reduzir a mortalidade e dar alento à economia, caímos nas mãos de um Ministério da Saúde fragilizado, dirigido por amadores".  -  (Aqui).

Nenhum comentário: